domingo, 12 de janeiro de 2014

Notícias políticas - Por Donizete Arruda

CID ADIA SUCESSÃO PARA JUNHO

O governador Cid Gomes surpreendeu ao declarar ontem, 10, em entrevista, que o debate sobre a escolha do candidato a ser apoiado por ele só deve começar no mês de junho. Anteriormente, esse prazo era o mês de abril. Com esse adiamento, o governador ganha mais dois meses para fazer o que ele considera prioridade: concluir as mais de 500 obras em andamento no Estado e entregá-las à população. Ocorre que ao esticar por mais 60 dias o tempo para definir seu candidato, Cid desagrada ao senador Eunício Oliveira que espera resolver esse assunto em abril. Porém, o governador foi claro: deseja manter a sua ampla aliança nas eleições deste ano. E quer ouvir a todos que pretendem sucedê-lo.

SEM REAÇÃO

De férias nos Estados Unidos, o senador Eunício Oliveira não se manifestou sobre as declarações do governador Cid adiando por dois meses a decisão sobre quem será seu candidato. Há dois caminhos para Eunício: aceitá-la ou romper para ser candidato do PMDB ao Abolição.

PRIMEIRA OPÇÃO

Cid acredita sinceramente que Eunício possa aguardar até junho para ter um “tête-à-tête” com todos os candidatos do PROS e com ele, para definir quem é o melhor nome a representar essa grande aliança que governa o Ceará desde 2006. Cid continua não descartando o apoio a Eunício.

PRECIPITAR

Outra saída para Eunício, que regressaria ao Brasil apenas depois do dia 20 de janeiro, é agendar um encontro com Cid nos Estados Unidos. Ontem, o governador confirmou a informação da coluna: viaja depois do dia 15 para a terra do Tio Sam, de férias, onde ficará por 10 dias.

IMPROVÁVEL

Essa possibilidade de discutir política nos Estados Unidos é remota, pois tanto Cid quanto Eunício querem descansar. Podem até se encontrar, já que ambos estarão em Miami. Mas, dificilmente falarão sobre o futuro eleitoral do Ceará. A pauta de uma eventual reunião será amenidade.

FORA DE PRAZO

A dificuldade extraordinária que essa decisão do governador Cid cria para Eunício Oliveira é que a direção nacional do PMDB marcou para o final do mês de abril, em Brasília, a convenção do partido para referendar apoio à reeleição de Dilma e o anúncio dos candidatos nos estados.

NOVIDADE

Todo essa confusão entre o novo prazo anunciado por Cid, a convenção do PMDB e as conseqüências que esse fato gerará nas negociações existentes para a escolha do candidato a governador no Ceará apoiado por Dilma, obrigarão ao governador e a Eunício a conversarem.

DE MÃO ATADAS

O Tribunal Superior Eleitoral tirou do Ministério Público o poder de pedir investigações de crimes nas eleições de 2014. Agora, promotores e procuradores terão de pedir autorização à Justiça Eleitoral para abrir uma apuração de suspeita de caixa dois, compra de votos, abuso de poder econômico, difamação e outras práticas.

VOZ SILENCIADA

A decisão contraria a voz de milhares de brasileiros que foram às ruas, em junho do ano passado, brigar pela garantia dos poderes investigativos do Ministério Público. No Congresso, a vontade do povo se fez soberana. No Judiciário, foi ignorada.

DESCULPE A IGNORÂNCIA, o governador Cid Gomes surpreendeu a classe política do Ceará ao adiar para junho a escolha de seu candidato?

Fonte: AquiCE

Nenhum comentário: