quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Crato debate potencialidades para o turismo

Novos projetos voltados para as potencialidade e fortalecimento do turismo no Crato foram debatidas no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do Crato por técnicos, secretários da administração e representantes de instituições, destacando alternativas viáveis para serem trabalhadas como destinos indutores na cidade, na noite da última terça-feira. O debate foi promovido por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Crato, tendo à frente o chefe da pasta, Venâncio Saraiva, que coordenou a reunião.
Estiveram presentes os gestores da Saúde, Agricultura, Cidade, Cultura, Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e Procuradoria do Município. A secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Elisângela Rodrigues, representou, na ocasião, o prefeito municipal, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos.
O secretário Venâncio Saraiva destacou os projetos na área do turismo a serem abordados pelos técnicos e representantes de instituições, perpassando pelo processo de gerenciamento e gestão, o turismo religioso, o ecoturismo, turismo cultural, as principais áreas de lazer do município, mobilidade urbana, eventos e divulgação, além da segurança ofertada ao turista. O aspecto religioso foi abordado pelo pároco da Sé Catedral, Edmilson Neves; o turismo cultural, pela gestora da Cultura, Dane de Jade, além das ciclovias, por Ernesto Rocha, com uma perspectiva de regionalização do turismo. O projeto de mobilidade urbana e recuperação de espaços de lazer, como a nascente, foi exposto pelo secretário da Cidade, José Muniz. Um projeto da Guarda Municipal, para atuar na cidade com bicicletas, foi exposto pelo diretor Júlio César, com a Guarda Turística Municipal.
Propostas como a divulgação maior do nome do Padre Cícero, pontos históricos da cidade, fatos históricos, rede de visitação aos casarios antigos, entre outras questões foram ressaltadas. A secretária de Cultura destacou o Caldeirão da Santa Cruz do Deserto como área em potencial para divulgação turística, pela relevância do acontecimento, fenômeno que mobilizou mais de cinco mil pessoas, estudado por diversos pesquisadores do Brasil.
A integrante do Instituto Federal, Ione Chaves, que tem desenvolvido um trabalho de catalogação e realizado inventário em várias cidades do Estado, ressaltou a relevância de todos os contextos de inserção dos diversos aspectos relacionados ao turismo. Ela disse que o caminho agora é possibilitar o levantamento de todos esses potenciais, para compor um documento que fará parte do inventariado turístico da cidade. Com isso, conforme Venâncio, se torna possível que novos projetos nesse segmento econômico sejam realizados pelo Crato.

Nenhum comentário: