Até dezembro do ano passado, cerca de 40% dos brasileiros consideravam a gestão boa ou ótima, na média das pesquisas divulgadas. Os números eram ainda os mesmos registrados do período eleitoral quando Rousseff derrotou o senador Aécio Neves (PSDB) por margem mínima de votos, em outubro.
As primeiras pesquisas do segundo mandato, desde janeiro até julho deste ano, indicam uma situação preocupante para o atual governo. No último levantamento divulgado ontem pela parceria CNT/MDA, a petista detém apenas 7,7% de aprovação popular. O índice é preocupante tendo em vista a rapidez com que a fatia popular que mudou de lado, apoiando, inclusive, a possibilidade de um impeachment da presidente reeleita.Os índices de Dilma são ainda piores que os registrados pela gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), marcada como uma das mais impopulares no curto período democrático brasileiro.
O nível decrescente de apoio popular se intensificou à medida em que a Operação Lava Jato foi se desdobrando e atingindo integrantes do PT e de legendas da base aliada do Governo Federal. Medidas impopulares, como o ajuste fiscal implementado pelo novo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, contribuíram mais para a queda na aprovação do governo. O Planalto estuda uma agenda positiva para recuperar parte da desaprovação até o fim do mandato em 2018.
Jornal O Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário