quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Crato sedia curso de formação para gestores e conselheiros de cultura




Realizada em Crato a aula inaugural do Curso de Formação para Gestores e Conselheiros de Cultura, por meio da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Mistério da Cultura (Minc), no último dia 1º, no Centro de Expansão. A primeira etapa do curso acontece nestes primeiros três dias de setembro, com a presença de gestores culturais, incluindo também representantes do Ministério da Cultura e Secretaria de Cultura do Estado.
Estiveram presentes na aula inaugural do curso o representante do Minc, Vinícius Wu, o secretário de Cultura do Estado, Guilherme Sampaio, o vice-reitor da UFCA, Ricardo Ness, o pró-reitor de Cultura UFCA, Ivânio Azevedo, e a presidente da Casa de Rui Barbosa/RJ, Lia Calabre, além da secretária de Cultura do Crato, Dane de Jade, e secretários de outros municípios da Região. O evento foi abrilhantado em sua abertura pela bicentenária Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto.
O Ministro da Cultura, Juca Ferreira, esteve em março deste ano, em Crato, e lançou o Curso para Gestores de Cultura, na sua primeira caravana pelo interior do Brasil. Durante o encontro com o Ministro, a secretária de Cultura do Crato, Dane de Jade, entregou a Carta Proposta do Cariri, em nome de municípios da região, em que estão destacados três pontos: a instalação da Casa Patrimônio, Escritório Regional do Ministério da Cultura e também do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), regional.
Projetos relacionados à requalificação de espaços como o Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva e a RFFSA, além do Caldeirão do Beato José Lourenço, foram encaminhados pela secretária da Cultura do Crato junto à equipe do Ministro. Juca Ferreira foi recepcionado pelo prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, no Crato, onde houve um encontro com diversos prefeitos e gestores de cultura. O curso de gestores teve edital de participação lançado no primeiro semestre deste ano.


Nenhum comentário: