quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Dr. Santana defende volta da CPMF para garantir recursos à saúde brasileira


O deputado Dr. Santana (PT) defendeu, no primeiro expediente da sessão plenária desta quinta-feira (03/09), a volta da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) para garantir mais recursos à saúde. Segundo ele, a cobrança de um novo imposto iria minimizar os problemas da saúde pública do País. “O que se vê é que o sistema começa a ter dificuldades”, argumentou.

Na avaliação do parlamentar, além de compensar a defasagem da tabela de procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS), a nova contribuição possibilitaria “maior investimento nos programas de saúde da família, a cobertura de 100% em todos os municípios brasileiros, e recursos para o acesso da população ao atendimento especializado”.

De acordo com Dr. Santana, o SUS é um sistema que garante atendimento a 11 milhões de pessoas por ano, fazendo três milhões de partos e 400 milhões de consultas. O petista ressaltou que o Brasil gasta, por meio do sistema, mais do qualquer outro país do mundo e possui um programa à Aids, que é referência internacional.

Mesmo contrário à política proposta pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, Dr. Santana acredita que a volta da cobrança vai taxar os ricos. “Defendo que essa contribuição seja paga pelas grandes fortunas e ricos. O que nós queremos é que os grandes paguem para que os trabalhadores tenham saúde de qualidade”, acrescentou.

Em aparte, João Jaime (DEM) se mostrou contrário a volta do tributo e disse que “não dá mais para submeter à sociedade a todos os erros da presidente Dilma”. E que as dificuldades do País são fruto de medidas tomadas pelo próprio Governo Federal, que beneficia os banqueiros.

O deputado Ely Aguiar (PSDC) endossou o pronunciamento de João Jaime e disse que “vê utopia no que o PT defende, pois foi um partido que o País acreditou e, em 12 anos, colocou o Brasil no fundo do poço”. Quanto à CPMF, disse que já foi gerenciado pelo PT não melhorou a saúde do País.  “Trazer de novo é massacrar a sociedade brasileira”, reforçou.


Agência de Notícias da Assembleia 

Nenhum comentário: