quarta-feira, 9 de julho de 2008

LUSTOSA AMPLIA DEBATE SOBRE AMPLIAÇÃO DA INTERNET NAS ESCOLAS

Por: Antonio Oliveira

O deputado federal Paulo Henrique Lustosa (PMDB) aprofunda estudos na área de tecnologia, principalmente, no uso da Internet na rede pública de ensino no Brasil. Lustosa tem conhecido experiência em outros país e demonstra entusiasmo com a expansão da rede de computadores para as escolas públicas brasileiras. Como relator do FUST (Fundo Universal das Telecomunicações), Lustosa participa de debates e apresentou emendas ao projeto original, de autoria do senador Aloízio Mercadante (PT), para ampliar o uso da internet e beneficiar os alunos das escolas públicas.
E, dentro dessa nova política de tecnologia, o Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica da Câmara lançou o primeiro volume da série Avaliação de Políticas Públicas – "Um Computador por Aluno (UCA), a experiência brasileira". O livro avalia o programa do Governo Federal que pretende conectar todos os estudantes da rede pública à internet.
De acordo com o relator da matéria no conselho e autor da publicação, deputado Paulo Henrique Lustosa (PMDB-CE), o UCA revolucionará a metodologia de ensino no País. “É um estudo que abre uma nova linha de atuação do Conselho e esclarece pontos importantes sobre a aplicação de novas tecnologias à educação de nossas crianças”, explicou o parlamentar.
Em 2009, será lançado um piloto do programa com 150 mil computadores em escolas de todas as regiões do Brasil. No relatório de Lustosa, há uma revisão bibliográfica de estudos internacionais e nacionais, uma avaliação do projeto pré-piloto em cinco escolas, além de sugestões.
Durante o lançamento do livro, com a presença do ministro de Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, do presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, o presidente do Conselho de Altos Estudos, Inocêncio Oliveira, além de Carlos Eduardo Bielschowsky, secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação.

site Ceará Agora

Nenhum comentário: