quarta-feira, 16 de julho de 2008

NO MUNDO DA POLÍTICA



Leia amigos do blog a coluna do jornalista Donizete Arruda publicada na edição desta semana do Jornal do Cariri.

Barrado no baile

Homem de negócios, o deputado federal Manoel Salviano tinha preparado toda uma estratégia para ampliar sua rede de comunicação. Estava na mesa do ministro Hélio Costa uma nova concessão de tevê para a cidade de Iguatu. Salviano estava certo de ter ganho essa segunda geradora de televisão, quando o ministro das Comunicações foi avisado de que ele não era o deputado mais votado do município, nem tinha vinculação pessoal ou política com a cidade. E um detalhe a mais, que ninguém fala: Salviano é do PSDB, de oposição ao presidente Lula. Assim, o grupo de comunicação de Manoel Salviano foi impedido de crescer. Hélio Costa decidiu não dar mais a segunda tevê para Salviano.

Ampla repercussão
A informação de que havia uma movimentação para barrar a presença do presidente Lula no palanque de Manoel Santana em Juazeiro repercutiu por toda cidade. O deputado federal Arnon Bezerra ligou para o colunista para afirmar que não está e jamais faria qualquer gesto para impedir a vinda do presidente Lula a Juazeiro do Norte. “ Se o presidente quiser vir para subir no palanque de qualquer candidato, ainda assim é importante, pois valoriza a nossa cidade'', afirmou Arnon. As declarações do parlamentar do PTB visam evitar a polarização sobre um tema que só favorece a candidatura de Santana.

Sem nada a temer
O Supremo Tribunal Federal recebeu um pedido da Justiça Federal para processar o deputado federal Arnon Bezerra. O processo se for aberto irá apurar abuso do poder econômico nas eleições. Mesmo se o STF aceitar investigar, não há mais tempo para que Arnon sofra qualquer punição. E Arnon diz que essa investigação não tem base jurídica.

Guerra de agências
Os publicitários Adrísio Câmara, da Ágil, e Orlando Mota, da Mota Comunicação, vão duelar nas eleições de outubro. Adrísio foi contratado para coordenar a campanha de Manoel Salviano. Mota será o responsável por toda área de marketing de Manoel Santana. Ambos já montam equipes com profissionais do Ceará e de outros estados para fazerem bonito na estréia da primeira campanha de tevê de Juazeiro do Norte.

Lista extensa
O Ministério Público do Ceará pediu a cassação das liminares concedidas a João Eufrásio – candidato a prefeito de Várzea Alegre , do prefeito Paulo Ney – de Campos Sales. Para empatar o jogo, também foi feita a mesma solicitação para seu adversário, José Iris. Sendo assim, ambos podem ficar de fora da corrida às urnas. E outros nomes podem entrar nessa relação nos próximos dias. A decisão final sobre essas candidaturas será do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Fernando Ximenes.

Quadro complicado

O ex-prefeito Walter Peixoto vai até o final em sua disposição de ser candidato a prefeito do Crato mesmo com problemas vividos por ter contas desaprovadas e por estar na lista suja do Tribunal de Contas dos Municípios(TCM). É isso que ele tem repetido nas ruas e as lideranças políticas. Mesmo que venha a ser impugnado, Waltim irá recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará e depois ao Tribunal Superior Eleitoral. Não há possibilidade dele desistir para apoiar outro nome na sucessão do prefeito Samuel Araripe.

Bloco na rua
A polarização eleitoral de Samuel Araripe versus Walter Peixoto no Crato coloca de dois lados duas maneiras distintas de administrar. Samuel assegura que sua forma é a melhor, pois respeita a transparência, cumpre com as obrigações. Diz que seu governo fez o Crato avançar e ainda resgatou o prestígio da cidade. Por sua vez, Waltim pensa diferente e promete repetir o modelo que seguiu em passado bem recente. Ao eleitor, a decisão de definir qual o melhor caminho a seguir.

Nada de novidade
O início das demissões dos componentes do trem da alegria do prefeito Raimundo Macedo em Juazeiro do Norte mostra que a política é previsível. Não havia como Raimundão manter em dia a folha gorda com cargos de afilhados políticos. Essas demissões foram antecipadas por conta de sua derrota na convenção, mas elas ocorreriam mesmo se Raimundão tivesse sido escolhido candidato do PSDB. As demissões iriam demorar um pouco mais, e seriam definidas depois das eleições de outubro. Como sequer é candidato, Raimundão faz cortes, como era previsto. E ainda espera influenciar no resultado da escolha de seu sucessor.

Disse me disse
• Carlos Cruz e Gorete Pereira ainda não divulgaram quais serão as agências que farão sua propaganda de rádio e tevê.
• O Palácio Iracema acompanha bem de perto via pesquisa eleitoral a sucessão no Crajubar. O governador Cid Gomes tem os números sobre essas três disputas em seu computador pessoal, no seu gabinete.
• A prefeita de Lavras da Mangabeira, Dena Oliveira, escolheu para vice, seu arquinimigo, Carlos de Olavo. Agora, Dena e Carlos tentam convencer os eleitores que hoje são amiguinhos, e que a briga deles é coisa do passado.
Desculpe a ignorância, o trem da alegria do prefeito Raimundo Macedo descarrilhou?

Nenhum comentário: