quarta-feira, 29 de junho de 2011

173 MULHERES MORTAS EM 10 ANOS NO CARIRI

A informação recebi do amigo e radialista Demontier Tenório, da Rádio Vale FM, de Juazeiro do Norte.

O número de mulheres assassinadas na região do Cariri caiu em 7,78% nos últimos cinco anos. Enquanto nos cinco primeiros anos da década passada, 90 mulheres foram mortas, nos cinco anos restantes esse número caiu para 83 homicídios. Ao todo, em 10 anos, 173 mulheres tombaram mortas na região o que dá uma média de 17,3 pessoas do sexo feminino assassinadas por ano no Cariri.

Outro dado observado na década passada é que o ano de 2002 foi o mais violento contra as mulheres com 23 homicídios. Já no ano de 2007 apenas 10 pessoas do sexo feminino foram assassinadas. Quando se trata de média mensal, os números mostram 1,44 mulheres mortas a cada 30 dias na região.

Todavia existe uma tendência de queda este ano quando, em quase seis meses, sete mulheres foram mortas ou uma média mensal de 1,16 a cada 30 dias. Somente no ano passado 22 pessoas do sexo feminino foram assassinadas no Cariri ou 1,83 a cada mês. Em se tratando de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, das 173 mulheres mortas na década passada a incidência foi a seguinte: Juazeiro do Norte com 50 casos, Crato com 21 e Barbalha com 11 homicídios.

Especificamente em relação ao Juazeiro a média é de cinco mulheres mortas a cada ano. Só este ano já foram assassinadas três pessoas do sexo feminino no município.

Nosso comentário: o pior de toda essa estatística, é a impunidade. Na maioria dos casos de mulheres mortas, por amantes, namoradoras, maridos, parentes ou desconhecidos, é que o autor ou autores dos crimes ficam impunes. Isso aumento, logicamente, a incidência. Matar fica fácil, quando poucos são punidos.

Nenhum comentário: