quinta-feira, 16 de junho de 2011

TERMINA HOJE CINE CEARÁ EM JUAZEIRO

O Festival Ibero Americano de Cinema ou 21º Cine Ceará termina nesta quinta-feira, 16, com a exibição do filme: “Bezerra de Menezes – Diário de um Espírito”, produzido, em 2008, pelo cineasta Glauber Filho com duração de uma hora e 15 minutos, no auditório do Memorial Padre Cícero. Será o ponto culminante da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem e Mostra Religião e Religiosidade, que começa às 19 horas com o filme “Doce de Coco” uma ficção produzida ano passado por Allan Deberton com duração de apenas 20 minutos.

Antes, às 13 horas, no Teatro do Centro Cultural BNB Cariri, acontece à última etapa da Mostra Homenagem Eduardo Coutinho com a exibição do documentário “Peões”, produzido por ele há sete anos. Já, às 15 horas, no mesmo local, outro documentário de Eduardo Coutinho intitulado “O Fim e o Princípio”, de 2005. O Cine Ceará teve total apoio da gestão do prefeito Dr. Santana, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Romarias.

Segundo ele, uma justa homenagem da Universidade Federal do Ceará e Casa Amarela nos 100 anos de emancipação política de Juazeiro. Ao longo desses oito dias, foram exibidos inúmeros filmes em longa e curta metragem relacionados ao histórico espírito místico da metrópole caririense, enfocando, sobretudo, a nacionalmente reverenciada memória do Padre Cícero. Domingo, por exemplo, o primeiro filme realizado sobre o sacerdote no ano de 1925 arrancou aplausos de centenas de pessoas presentes no Memorial, dentre as quais o prefeito Dr. Santana.

O filme "Joaseiro do Padre Cícero" foi dirigido por Adhemar Bezerra de Albuquerque. De acordo com o Secretário de Turismo e Romaria, José Carlos dos Santos, o próprio Wolney Oliveira, promotor do Cine Ceará, é autor de uma realização cinematográfica que concede relevo, de modo bastante especial, à história da beata Maria de Araújo, figura de transcendental importância na criação do mito juazeirense, em decorrência da transformação da hóstia em sangue na sua boca.

A exemplo de outros festivais internacionais de cinema, que já abordaram o tema com destaque, o Cine Ceará concentra-se na mostra sobre "Religião e religiosidade no cinema". Wolney Oliveira também ressalta a importância do crescente núcleo produtivo de filmes sobre temas espiritualistas, iniciado aqui mesmo no Ceará, por Luís Eduardo Girão, através de "Bezerra de Menezes: o Diário de um Espírito", primeira produção brasileira de uma série constituída por grandes sucessos de público, tais como "Chico Xavier", "Nosso Lar" e "As Mães de Chico Xavier".

Nenhum comentário: