quarta-feira, 15 de junho de 2011

CINE CEARÁ EM JUAZEIRO

Com uma palestra do escritor e jornalista Lira Neto, autor do livro “Padre Cícero, Poder, Fé e Guerra no Sertão”, foi encerrado na manhã desta terça-feira no memorial Padre Cícero em Juazeiro do Norte, o Seminário Religião e Religiosidade no Cinema. O evento foi aberto na tarde de domingo com a aula espetáculo de Ariano Suassuna e a conferência do filósofo João Vila-Chã, que veio de Portugal. A manhã desta terça, teve ainda um debate sobre o filme: “Juazeiro, a Nova Jerusalém”, de Rosemberg Cariry.

Os debates ficaram a cargo do escritor e teatrólogo, Oswald Barroso, autor dos livros sobre religiosidade popular: “Romeiros” e das peças: “Auto do Caldeirão” e “Corpo Místico”, além da irmã Annette Dumoulin que é psicóloga e coordenadora da Pastoral da Romaria da Diocese de Crato. Ela é autora do livro “Padre Cícero por ele mesmo”, juntamente com a irmã Ana Tereza. Para o Secretário de Turismo e Romaria, José Carlos dos Santos, o seminário foi revestido de êxito.

O prefeito Dr. Santana não pôde participar do encerramento devido uma reunião com os secretários para tratar assuntos relacionados com as festividades pelos 100 anos de Juazeiro. O 21º Cine Ceará prossegue nesta quarta-feira, 15, com a Mostra Temática Padre Cícero, a partir das 13 horas, no Centro Cultural BNB/Cariri. Será exibido o filme: “Os Milagres de Juazeiro”, de Helder Martins, produzido em 1976. Já às 15 horas, no mesmo local, acontece a Mostra Homenagem Eduardo Coutinho com o documentário “Moscou”, de sua autoria.

No período noturno, a partir das 19 horas e no Memorial Padre Cícero, mais uma etapa da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem e Mostra Religião e Religiosidade. Na oportunidade, serão exibidos os filmes: “O Plantador de Quiabos”, de Jair Medina; “O Acaso e a Borboleta”, de Tiago Américo e Fernanda Correa, além de “A Madona de Cedro”, de Carlos Coimbra produzido em 1968.

Nenhum comentário: