sábado, 18 de junho de 2011

SECRETARIA DE POLÍTICAS SOCIAIS DA FETRAECE ACOMPANHA ENCONTRO DA TERCEIRA IDADE EM SÃO GONÇALO DO AMARANTE

Aconteceu no último dia 16, no Sindicato dos Trabalhadores/as Rurais de São Gonçalo do Amarante, a reunião ordinária do Fórum Municipal de Políticas para as Pessoas Idosas.

A secretária de Políticas Sociais da FETRAECE, Cícera Vieira da Costa, presente no evento elogiou a atitude do Fórum e do Sindicato dos Trabalhadores/as Rurais em está realizando ações conjuntas visando melhorar uma das camada da sociedade que a cada dia vem aumentando.

Durante o evento a secretária de políticas sociais da FETRAECE, Cícera Vieira, apresentou a estrutura de organização do Movimento Sindical de Trabalhadores/as Rurais e como a 3º Idade está inserida.Observando o plano de luta do 6° Congresso da Categoria ocorrido em Novembro de 2009, que consolida com a sua base uma gestão transparente e comprometida com um modelo de Desenvolvimento Sustentável e as ações que nele consta para a 3º Idade.

Dentre essas tarefas estão lutar por políticas públicas e programas voltados ao atendimento as pessoas da Terceira Idade, articulando um conjunto de ações governamentais da União, dos Estados e dos Municípios, no sentido de garantir uma moradia digna, programas educacionais, atividades culturais,Saúde,Justiça, esporte e lazer no meio rural, buscando integrar estas pessoas num quadro amplo das políticas sociais. A efetivação e cumprimento do Estatuto do Idoso. A consolidação da Política Nacional da Pessoa Idosa para o campo e promover ações no MSTTR para este publico.

Também foi discutido sobre os empréstimos consignados pois hoje no Brasil mais 18% das consignações feitas não são autorizadas pelo aposentado ou pensionista e no meio rural a cada dia está ação vem acontecendo de forma preocupante.

Depois do evento aconteceu um debate sobre os empréstimos consignados afim de orientar os aposentados e pensionistas, na rádio Somzom Sat FM – 94,3 de São Gonçalo com a presença de Ricardo, Presidente do STR; Ana, representando o Fórum de Políticas Para as Pessoas Idosas do Município e Cícera Vieira – secretária de políticas sociais da FETRAECE.

MENSAGEM

“O envelhecimento faz parte de nossa vida! É um processo natural que se inicia no momento em que nascemos. Não é questão a ser aceita ou tese da qual se possa discordar. A gente envelhece e ponto. Não há, porém, limites estabelecidos para o término de nossa caminhada neste mundo. Temos é que manter sempre acesa a chama do entusiasmo, pois a vida tem encantos para aqueles que gostam dela”.

Dicas para os aposentados evitarem empréstimos consignados :
:
1 – Desconfie de qualquer pastinha que chegar à sua casa;
2 – Não entregue os seus documento Pessoais a qualquer pessoa
3 – Ao dirigir as agências de Banco procurem ser atendido por funcionários do Banco;
4 – Ao fazer um empréstimo solicite uma via do empréstimo que você assinou. É um documento importante que comprovará que realmente você fez o empréstimo
5 – Abra uma conta simplificada para o seu recebimento do beneficio previdência de aposentadoria ou pensão, será isento de qualquer importo quem recebe até 2 salários mínimos da previdência.Você têm direto a 04 extratos da conta por mês e um talão de cheque com dez folhas .
6 – Se não quer fazer empréstimo consignado ou têm medo que alguém faça em seu nome.Dirija até o posto do INSS e bande bloque a opção empréstimo;
7 – Ao querer fazer um empréstimo dirija ao STR para que possa ser orienta afim de que ele não venha comprometer o seu orçamento familiar,soberania alimentar e ai uma qualidade de vida.

Nenhum comentário: