quinta-feira, 30 de junho de 2011

BARBALHA SERÁ CONTEMPLADA COM RECURSOS DE PARCERIA IPHAN E BNB

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN e o Banco do Nordeste – BNB, firmaram o contrato de prestação de serviços para a implementação de financiamento destinado à recuperação de imóveis privados. Esse projeto faz parte das ações previstas no PAC Cidades Históricas, lançado em outubro de 2009 e que já atende a 166 cidades entre as 173 com bens protegidos pelo Iphan em todo o país. Com essa formalização, o BNB que já é parceiro do Iphan no PAC Cidades Históricas terá possibilidade de estender a novos proprietários de imóveis privados, tombados como patrimônio cultural, os benefícios de uma linha de financiamento específica, a juros zero, para reformar suas residências.

O BNB estará financiando a recuperação de imóveis privados, situados em 53 municípios de sua área de atuação, que participam do Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas – (PAC Cidades Históricas) e estão próximos às unidades operacionais do banco. Os recursos são da ordem de R$ 20 milhões e são oriundos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Além de Barbalha, no Ceará serão beneficiados os municípios de Icó, Aracati, Sobral, Fortaleza e Viçosa do Ceará.

O processo se inicia com as prefeituras lançando um edital com o indicativo das condições e as áreas a serem objetos de recuperação. Os proprietários, por sua vez, apresentam o projeto técnico, o qual recebe a aprovação do IPHAN. Após essa etapa, o BNB realiza avaliação cadastral e então o futuro beneficiário do crédito poderá acessar o financiamento, que terá prazos de 10 anos para imóveis comerciais e de 15 anos para residenciais.

Nenhum comentário: