quinta-feira, 30 de junho de 2011

SENADORES APROVAM REFERENDO PARA PROMOVER MUDANÇAS NO SISTEMA ELEITORAL

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou nesta quarta-feira (29), por maioria, a PEC (proposta de emenda constitucional) que prevê a realização de um referendo para aprovar uma lei ou emenda constitucional que altere as regras do sistema eleitoral.

Para ser promulgada, porém, a medida ainda depende de votação no plenário do Senado e na Câmara dos Deputados.

De acordo com o projeto, originário da Comissão de Reforma Política formada na Casa, qualquer alteração no princípio da proporcionalidade - que regulamenta a eleição para vereadores, deputados estaduais e federais para as Câmaras Legislativas - deve antes ser submetida a consulta popular.

A proposta lembra que vários modelos têm sido discutidos no Legislativo nos últimos anos, como o fim do voto proporcional, com listas partidárias abertas ou fechadas.

O relator da matéria, Romero Jucá (PMDB-RR), que é líder do governo no Senado, argumentou que o emprego obrigatório da consulta popular - no caso, um referendo - em um tema “tão sensível quanto a definição do sistema de representação do povo” significa um aperfeiçoamento do regime democrático.
- A proposta valoriza a vontade popular e confere maior proteção ao princípio da proporcionalidade nas eleições para os representantes do povo.

A proposta foi aprovada com votos contrários dos senadores Demóstenes Torres (DEM-GO) e Humberto Costa (PT-PE).

fonte: R7.com.br

Nenhum comentário: