quinta-feira, 16 de junho de 2011

ACOLHENDO MORADORES DE RUA

Desde janeiro de 2010, a prefeitura de Juazeiro do Norte desenvolve, através do Restaurante Popular, o Projeto Moradores de Rua, que atende as pessoas na situação de extrema pobreza e vulnerabilidade. Oferecendo alimentação saudável e assistência, para isso, a coordenação realiza um cadastro com apoio de instituições parceiras, visando acompanhar o usuário morador de rua, encaminhar para órgãos da rede social do município, realizar a retirada de documentos e orientar sobre higiene pessoal.

A iniciativa surgiu devido a grande procura por parte destas pessoas que não tinham condições de pagar pela refeição, hoje, são 50 moradores de rua cadastrados no projeto. Segundo Pautilia Ferraz, coordenadora do Restaurante Popular, em sua maioria são pessoas oriundas de outros estados, que vem em romaria e, aqui, permanecem dormindo nas praças e outros locais, ao redor das Igrejas. Ela disse ainda, que o prefeito Dr. Santana tem oferecido todo apoio, através da Secretária de Assistência Social do município, para também buscar alternativas que possibilitem o retorno dos mesmos, para a família de origem.

Sebastião Felix diz que mora na Vila Nova e passa de quatro dias sem ir para casa, pois não tem dinheiro para passagem. Ele dorme na rua e faz a refeição de graça no restaurante popular. Francisco José, catador, diz que vive nas ruas há 15 anos e o dinheiro que ganha é pouco para se alimentar todos os dias, mas, graças a ao projeto, vem tendo uma alimentação digna. Os funcionários do Restaurante Popular são orientados a prestarem atendimento diferenciado para estes clientes.

Nenhum comentário: