terça-feira, 26 de novembro de 2013

Bem que pensaram numa "virada de mesa" na elite do futebol brasileiro

A expressão “virada de mesa” já estava em desuso na elite do futebol brasileiro. Mas, por algumas horas, voltou à tona ontem depois que Coritiba, Vasco e Fluminense - todos seriamente ameaçados de rebaixamento - passaram a interpretar um artigo do regulamento do Campeonato Brasileiro que, segundo a leitura dos interessados, poderia tirar pontos de Portuguesa, Criciúma e Ponte Preta e assim reduzir bastante o risco de queda dos três ex-campeões brasileiros.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deu resposta rápida a quem pretendia ver no “tapetão” a solução pelo futebol sem resultados apresentado no campeonato nacional. O diretor de competições da entidade, Virgílio Elísio, garantiu que não há nenhuma hipótese de manobras nessa reta final da competição.

O presidente do Fluminense, Peter Siemsen, admitiu que seu clube ficou tentado a atuar nos bastidores para conseguir vantagem no Brasileirão. Mas que logo desistiu do movimento. “Já disse isso e repito. O Fluminense não está participando dessa iniciativa. Fomos informados sobre essa possibilidade por terceiros, consultamos escritório de advocacia e a avaliação foi de que não havia legitimidade na argumentação”, declarou, por telefone, à reportagem.
 
Jogadores

O ponto em questão dizia respeito ao número de atletas transferidos de outros clubes da primeira divisão. O 9.º artigo do regulamento define que “cada clube poderá receber até cinco atletas transferidos de outros clubes da Série A; de um mesmo clube da Série A, somente poderá receber até três atletas”.

A alegação inicial era de que Portuguesa, Criciúma e Ponte Preta teriam infringido o artigo e, por isso, deveriam ser punidos com a perda de seis pontos. A situação da equipe de Campinas não mudaria muito, uma vez que a possibilidade, hoje, de permanecer na Série A é de menos de 1%. Mas a “virada de mesa” atingiria em cheio Criciúma e Portuguesa.

Virgílio Elísio ressaltou que não há nenhuma irregularidade e o presidente do Coritiba, Vilson Ribeiro, o mais entusiasmado no início do dia, foi aos poucos recuando em seu discurso.

O Vasco seguiu o Fluminense e, depois de estudar o caso, já no início da noite desta segunda, voltou atrás e informou que vai lutar para fugir do rebaixamento apenas dentro de campo. (da Agência Estado)
 fonte: jornal O Povo 

Nenhum comentário: