terça-feira, 26 de novembro de 2013

Secretaria de Educação discute a diversidade cultural



A Secretaria de Educação do Crato, através da Coordenadoria de Aperfeiçoamento Pedagógico, realizou na manhã dessa segunda-feira, 25, o Encontro Sobre Diversidade Cultural das Escolas do Município do Crato, com o tema “História e Cultura Afro-Indígena”.

O encontro aconteceu no auditório da Universidade Regional do Cariri – URCA, e contou com a presença de representantes da secretaria de Educação do município, do conselho de professores, da Secretaria de Cultura, Secretaria de Esporte, diretores, alunos e com a representante do grupo de Valorização Negra do Cariri (Grunec), Valéria Carvalho.

Na oportunidade, Valéria ressaltou a importância da transformação da sociedade por meio da educação, gerando um olhar crítico sobre o racismo. “A educação é um remédio para essa doença chamada racismo”, justifica.

O Encontro sobre Diversidade Cultural tem o objetivo de unir diversos segmentos como alunos, professores, gestores, movimentos sociais e grupos de representação da cultura local para refletir práticas pedagógicas inseridas dentro dessa temática, assim como pensar o futuro das escolas na perspectiva da aquisição da consciência dos elementos africanos e indígenas da nossa história. No período da manhã, o evento contou com a palestra Diversidade Cultural, ministrada pela professora da URCA, Cícera Nunes.

Durante todo o dia foram discutidas a implementação das leis relacionadas à questão afro-indígena, apresentações artísticas das escolas, além dos grupos temáticos que abordaram os elementos da cultura afro-indígena da Região do Cariri, Religiosidade Afro-indígena, Políticas de cotas para população negra e profissionais de educação – o olhar afro-pedagógico na construção da identidade negra.

Nenhum comentário: