O POVO está no topo. Pelo nono ano consecutivo é o jornal mais lembrado pelos fortalezenses na pesquisa Anuário - Datafolha Top of Mind, realizada no Ceará. Mas não é só. Em 2013, O POVOconseguiu o feito histórico de ser a primeira marca que vem à mente quando o assunto é jornal para 58,2% dos entrevistados, o maior índice obtido desde que a pesquisa começou a ser feita no estado.
“Este resultado não nos surpreende, ele reflete o trabalho que vem sendo realizado nos últimos anos, que tem como base a aproximação e a interação com nossos leitores”, analisa Valéria Xavier, diretora de Marketing do Grupo de Comunicação O POVO.
Mas afinal de contas, o que significa ser uma marca Top of Mind? Quais outras empresas desfrutam deste título? O que garante a uma marca este status?
A pesquisa Folha Top of Mind é realizada nacionalmente pelo Datafolha desde 1991. Seu objetivo é mapear a preferência dos brasileiros em 54 categorias diferentes. Os pesquisadores saem às ruas e perguntam aos entrevistados: “Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça?”. Depois desta primeira questão, são feitas perguntas específicas como “Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça quando o assunto é meio ambiente?” ou “Qual a primeira marca de celular que lhe vem à cabeça?”.
Os resultados revelam quais as marcas que mantém o melhor vínculo com seu público-alvo. Nas palavras do diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, “ter uma marca forte no mercado, desejada pelos consumidores, e por vezes, ser sinônimo do próprio produto que representa, é privilégio para poucos”. Estar entre as campeãs do Top of Mind é trilhar o caminho para este privilégio.
Para se ter uma ideia, na edição nacional da pesquisa deste ano, houve um fato inédito. Cinco marcas empataram tecnicamente no primeiro lugar de lembranças dos consumidores e dividiram, pela primeira vez, o grande prêmio da pesquisa: Omo, Coca-Cola, Nestlé, Nike e Samsung. Não se pode negar a grandiosidade destas cinco empresas que, apesar de atuarem em áreas tão distintas, guardam em comum características como a interação com os consumidores e a cultura da inovação.
Ceará
É neste ilustre e cobiçado panteão que O POVO está, em nível regional. A pesquisa Anuário - Datafolha Top of Mind é realizada no Ceará desde 2004 e publicada com exclusividade pelo Anuário do Ceará, do Grupo de Comunicação O POVO.
“A pesquisa inaugurou uma nova era no mercado da comunicação do Ceará porque passou a oferecer parâmetros claros sobre a força das marcas”, comenta Jocélio Leal, editor-executivo do Anuário do Ceará. “A primeira pesquisa foi encomendada pelo Anuário ao Datafolha em 2002, com o nome Marcas do Ceará. Depois, a partir de 2004 ela ganhou a marca atual, Anuário -Datafolha Top of Mind”, completa.
No levantamento deste ano, realizado no período 9 a 13 de setembro, foram ouvidos 602 pessoas, que apontaram as marcas mais fortes em 33 categorias. O resultado final será divulgado no início de 2014.
Foi no levantamento deste ano que O POVO obteve o marco histórico. Na edição da pesquisa de 2004, o jornal foi apontado por 48,8% dos entrevistados. Nove anos depois, o índice de recall subiu quase dez pontos percentuais, um verdadeiro fenômeno.
“É um resultado que nos deixa muito orgulhosos e felizes e faz com que queiramos estar ainda mais próximos dos nossos leitores”, celebra Valéria. “É claro que essa força da marca também está na qualidade do material que a gente produz, baseado nos princípios que regem O POVO desde seus primórdios como a independência e a credibilidade. E em pautas que tenham importância e relevância na vida das pessoas e da cidade”.
Número
58,2% dos fortalezenses lembram do O POVO quando pensam em jornal
Nenhum comentário:
Postar um comentário