terça-feira, 26 de novembro de 2013

Encontro discute prevenção e erradicação do trabalho infantil



A Secretaria de Educação do Crato realizou na última sexta-feira, 22, o Encontro Intersetorial para a construção da agenda Cearense de prevenção e erradicação do trabalho infantil. O encontro que aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e contou com a presença de representantes da Secretaria de Saúde, Cultura, Assistência Social, CRAS, CREAS, CREDE 18, além de gestores escolares.

Durante o evento foram apresentadas as ações do Programa PETECA 2013 (Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente), e realizada entrega de medalhas e troféus às crianças que se destacaram no PETECA. A abertura contou também com a apresentação do Coral das crianças do Projeto Mais Educação e dos alunos da Escola 8 de Março, selecionados como semifinalista no “Prêmio Peteca: Educação, Cultura e Arte no Combate ao Trabalho Infantil”, 2013, na modalidade Arte Cênica, com a esquete “Eu vejo, escuto e falo. Brincar, estudar, transformar... Um direito de todos!”, ficando entre as 10 no Ceará.
O Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca) é desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho no Ceará, em parceria com as Secretarias Estadual e Municipal de Educação. O Prêmio Peteca faz parte de um programa de educação continuada que objetiva promover a discussão sobre os direitos da criança e do adolescente, em especial quanto à proibição do trabalho infantil e à proteção do trabalhador adolescente.

Segundo a coordenadora do programa Peteca, Maristela Gonçalves, “a classificação do Crato entre as dez melhores no Ceará, justifica o esforço e dedicação dos estudantes que têm acompanhamento intensivo do professor e da direção da escola”. Ela acrescenta que o projeto acontece desde 2008 e esse ano de 2013 foram cadastradas 18 escolas do município.  

Nenhum comentário: