terça-feira, 26 de novembro de 2013

Pesquisa aponta favoritismo da presidente Dilma Roussef (PT) para as eleições de 2014


Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (25) pela revista Época, realizada pelo Instituto de Pesquisa Sociais Políticas e Econômicas (Ipespe), sediado em Recife (PE), a pedido do PSB, aponta mais uma vez para o favoritismo da atual presidente, Dilma Rousseff (PT), que seria reeleita em primeiro turno com 43% das intenções de votos entre os entrevistados. A vitória se dá em um cenário onde Dilma disputaria o pleito com senador Aécio Neves (PSDB), que ficaria com 16% votos, e com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), que contabilizaria 12% das intenções de voto.

Em outra projeção, em que a ex-senadora Marina Silva assumiria a chapa no lugar Campos, Dilma somaria 40% dos votos e Aécio 16%, mesma porcentagem alcançada por Marina.
A pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 20 de novembro, com 2 mil entrevistados, em 130 municípios de todas as regiões do país. Segundo o Ipespe, a margem de erro é 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
NA CHAPA
A influência da composição da chapa na opinião dos eleitores, avaliada por meio da inclusão do nome de possíveis candidatos a vice-presidência nos questionários, foi uma novidade acrescentada na pesquisa. Nos formulários apresentados haviam as duplas composta pela presidente Dilma e o vice-presidente Michel Temer (PMDB), a mesma de 2010, pelos até agora companheiros Eduardo Campos e Marina Silva e por Aécio Neves e José Serra, ambos do PSDB.

Mesmo nesse quadro, a coligação de Dilma venceria, com 41% das intenções de voto. A dupla Campos/Marina ficaria conquistaria 18% dos votos, enquanto que a dupla tucana atingiria 17%.
CABOS ELEITORAIS
O levantamento do Ipespe também simulou o poder dos cabos eleitorais na escolha do voto dos entrevistados. No estudo, ao citar o apoio de Lula à candidatura de Dilma Rousseff, a presidenta seria reeleita com 45% dos votos.  Já o governador Eduardo Campos, quando relacionado à figura da ex-senadora Marina Silva, conquistaria 16% da preferência dos entrevistados.  A candidatura de Aécio Neves atrelada ao apoio direto do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso chegaria a 15% de aceitação.
ESCOLHA LIVRE
Na pesquisa espontânea, em que os entrevistados apenas citam o nome de sua preferência para a Presidência da República, sem serem apresentados a um grupo de possíveis candidatos, Dilma Rousseff conquista 19% das intenções de voto, o ex-presidente Lula fica em segundo colocado, com 8%, Aécio Neves vem com 5%, seguido por Marina Silva, com 4%, e Eduardo Campos, com 2%, fica empatado com o ex-governador de São Paulo José Serra com os mesmos 2%.
SEGUNDO TURNO

Em um possível segundo turno, o Ipespe identificou que a presidenta Dilma Rousseff permaneceria vencendo em todos os cenários. Dilma teria 49% em uma disputa contra Aécio, que somaria 25% dos votos. Ao enfrentar Eduardo Campos, a presidenta seria reeleita com 51% da preferência dos eleitores contra 22% do governador pernambucano. Contra Marina Silva, a candidatura petista ficaria com 47% das intenções de votos e a ex-senadora contabilizaria 29% da preferência. O instituto também simulou hipóteses de segundo turno entre os candidatos Aécio e Campos, onde o tucano venceria por 32% a 23% dos votos. Já entre o senador mineiro e a ex-senadora Marina Silva, a ambientalista ficaria a frente na disputa com 37% das intenções contra 28% da oposição.
PROJEÇÃO NACIONAL
A pesquisa do Ipespe também quis saber o nível de popularidade dos pré-candidatos ao Palácio do Planalto entre a população. Entre os participantes, 91% declaram conhecer a presidente Dilma "bem" ou "mais ou menos". Com relação a Marina, 38% dos consultados disseram conhecem "bem" ou "mais ou menos" a possível candidata, enquanto Aécio Neves contabilizou 55% no mesmo índice. Na sequencia aparece Eduardo Campos, "bem" ou "mais ou menos" conhecido por 38% dos participantes.
 

Nenhum comentário: