sexta-feira, 8 de novembro de 2013

III CEURCA conta com 1200 participantes da região e vários estados



A Universidade Regional do Cariri encerra hoje o III Colóquio Sociedade, Políticas Públicas, Cultura e Desenvolvimento (III CEURCA), com o tema Capitalismo, Trabalho e Política Social. O evento conta com 1.200 inscritos de vários estados brasileiros e da região. Aberto na última quarta-feira, no Salão de Atos da URCA, o Colóquio contou com mais de 600 pessoas, na ocasião.

A Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez, foi representada pelo Pró-Reitor de Planejamento da Universidade, João Luis do Nascimento Mota, e também pelo Professor Doutor, do Departamento de Economia da URCA, Micaelson Lacerda, diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados da Universidade, além da chefe de Departamento de Economia, integrante da comissão organizadora, Professora Valéria Pinheiro, que destacou o empenho coletivo para a realização do evento na instituição e agradeceu à Reitoria, pelo apoio dado para a realização do colóquio.

O Pró-reitor deu boas-vindas aos participantes e desejou um encontro proveitoso para todos os presentes, enquanto a Professora Valéria Pinheiro, ressaltou a expressiva participação do público dos estados do Ceará, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte,  Piauí, Tocantins, Paraíba, Amazonas, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. 126 trabalhos estão sendo apresentados até o final do dia de hoje, e foram inscritos para seleção 170. Por dia serão mais de 40, em 23 mesas de apresentação.

A docente ainda destacou a importante participação de fotógrafos da região, no concurso, em que cerca de 40 fotografias foram escolhidas para a exposição, focadas na temática principal do evento. Uma forma de reconhecer os talentos regionais, além de levar ao público um trabalho selecionado, por meio de curadoria. As fotos estão expostas no Salão da Terra da Instituição. Os vencedores em várias categorias serão conhecidos durante a realização do colóquio.

O Colóquio, realizado pelo Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri, tem como proposta pensar a economia numa perspectiva interdisciplinar, valorizando seu aspecto social, sua contribuição para transformação da sociedade e para construção de novos paradigmas de desenvolvimento, que valorizem a perspectiva humana e ambiental. A pretensão é contribuir para a formação de condutas positivas, baseadas na ética e na solidariedade, estimulando vivências e pesquisas propositivas, principalmente que motivem e potencializem o desenvolvimento local e regional sustentável.
  
A palestra de abertura do Colóquio foi ministrada pelo Professor Doutor e autor da vários livros, Carlos Eduardo Montaño Barro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele falou sobre o Neodesenvolvimento e Política Social.

Nenhum comentário: