quinta-feira, 7 de novembro de 2013

NOTA DE ESCLARECIMENTO ACERCA DA MOSTRA SESC CARIRI DE CULTURAS E A GUERRILHA DO ATO DRAMÁTICO




A Prefeitura Municipal do Crato vem informar acerca de entrevista concedida pelo Presidente do Sistema FECOMÉRCIO, Luiz Gastão Bittencourt, que mantivemos sempre, desde o início das conversas, acerca do apoio do Município a Mostra SESC Cariri de Culturas, uma postura de conciliação, apoio e parceria tendo em vista o bom desenvolvimento da mostra e a ampliação dos eventos culturais na cidade.
Afirmamos que:
1. A Prefeitura Municipal do Crato decidiu apoiar a 5ª  Guerrilha do Ato Dramático, evento que congrega cerca de 30 companhias de teatro do Crato, do Cariri e de outras regiões do Ceará, divulgando e abrindo espaço para o teatro cratense e caririense. O apoio à Guerrilha do Ato Dramático se deu como parte de uma ação da Secretaria de Cultura e do Governo Municipal visando estimular as manifestações culturais locais. A Prefeitura do Crato sempre apoiou a Guerrilha, desde a sua primeira edição, em 2009, apenas continuamos a dar apoio ao evento tipicamente cratense.

2. Desde o início das conversas entre a Prefeitura e o SESC, a instituição, na pessoa de seu presidente, Luiz Gastão Bittencourt, se pronunciou afirmando que caso a Prefeitura desse apoio à Guerrilha do Ato Dramático, eles retirariam a Mostra SESC do Crato. O chefe de Gabinete, Cristiano Meira Leitão, foi um dos responsáveis por articular essas negociações e sempre colocou claramente que a Mostra SESC teria o apoio necessário para realizar eventos em Crato. A Prefeitura mostrou interesse em ter a Mostra em nossa terra e apresentou várias alternativas e espaços para que a Mostra SESC acontecesse em Crato, cidade onde nasceu o evento.

3. Em contato telefônico com o próprio Luiz Gastão Bittencourt, o chefe de Gabinete Cristiano Meira Leitão, foi surpreendido com a afirmação de que “não existe negociação se apoiarem a Guerrilha”. A Prefeitura entende que a Mostra tem sua importância, assim como, a Guerrilha do Ato Dramático. Os dois eventos não se excluem e fazem parte do calendário cultural do Crato e do Cariri.

4. Para a prefeitura do Crato estes são dois eventos importantes, e que já vinham acontecendo de forma concomitante sem que tivesse ocorrido qualquer problema envolvendo a cidade e os dois eventos. Causa estranheza a atual gestão, a Mostra SESC se sentir ameaçada pela Guerrilha do Ato Dramático e retirar suas atividades da terra da cultura.

5. A Prefeitura não pode se responsabilizar em decidir qual evento seria realizado, já que são dois eventos culturais feitos por instituições de caráter privado, sem qualquer ingerência da administração municipal. Nosso papel é o de apoiar e ser parceiro destes eventos.

A Prefeitura do Crato reafirma seu compromisso com a cultura, com eventos como a Mostra SESC e a Guerrilha do Ato Dramático, e com as manifestações culturais da nossa gente. Iremos continuar apoiando todas as manifestações e eventos que contribuam com nossa cidade e nosso povo.

Crato (CE), 07 de novembro de 2013.


PREFEITURA MUNICIPAL DO CRATO
GABINETE DO PREFEITO

Nenhum comentário: