terça-feira, 1 de setembro de 2015

Crato terá milhares de pessoas nas ruas para celebrar à Mãe da Penha, na tarde de hoje




A expectativa da igreja é que mais de 50 mil pessoas possam percorrer diversas ruas na procissão em louvor à Padroeira do Município

O Crato amanhece em festa neste primeiro de setembro, para celebrar a festa de sua padroeira, Nossa Senhora da Penha. Às 6 horas, haverá uma alvorada festiva, com fogos, abrindo o dia das comemorações. Este ano, são 247 anos da paróquia e 270 da chegada da imagem da “Mãe da Penha”, ao Crato. Aportou em solo cratense pelas mãos dos frades capuchinhos, vindos de Recife, no Pernambuco. Uma história que se traduz pela grande devoção ao longo dos anos. Em Crato, a expectativa é que mais de 50 mil pessoas estejam nas ruas durante a procissão alusiva à santa, com concentração e missa a partir das 16 horas de hoje.

A festa da padroeira conta com o apoio da administração do Crato, com a presença da Banda de Música Municipal, todos os dias durante a Retreta ao meio-dia, e na abertura. São 135 anos de atuação da banda na festa da padroeira do Crato. Hoje, mais uma vez para fechar a festa.

Para o padre Edmilson Neves, cura da Sé Catedral, esse é um momento muito importante de celebração que finaliza com uma grande participação de todo o povo que faz a igreja. “Temos uma das festas de maior participação dos últimos anos, que esse ano contou com o I Passeio Ciclístico e a I Cavalgada no domingo, como novidades, com um número significativo de fiéis rendendo suas homenagens à Nossa Senhora da Penha”, afirma. A festa tem como lema ‘ Com a Mãe da Penha, em Jesus, Chegamos à Glória’. A cada noite de orações nas comunidades nos últimos dias foi trabalhada uma temática diferenciada. 

Roteiro da festa

Todos os anos, conforme Padre Edmilson, é traçado um trajeto diferenciado para percorrer as ruas do Crato. Após a celebração, às 16 horas, acontece a procissão. O cortejo sai da Sé Catedral, pela Rua Dom Quintino, seguindo pela Avenida Maildes de Siqueira, José Marrocos, Monsenhor Esmeraldo, Ratisbona, Bárbara de Alencar, Miguel Lima Verde, retornando à Praça da Sé, para a bênção do Santíssimo Sacramento e encerramento da festa.

O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) esteve mobilizado durante os últimos dias, para atender de forma sistemática as demandas da festa, como forma de facilitar na organização do evento e segurança da população. Hoje, a equipe de agentes estará mobilizada para atuar durante todo o percurso do carro-andor nas ruas do Crato.

A festa de Nossa Senhora da Penha começou no último dia 22, com carreata com mais de 2 mil veículos, entre carros e motos, com saída da Capela São João Batista, no bairro Mirandão, seguindo por várias ruas da cidade. A festa é uma tradição. Novenários, missas e caminhadas foram realizadas durante os últimos dias, marcando mais um momento importante da fé do povo do Crato, com a santa símbolo maior da devoção.

Feriado municipal no Crato


Hoje, o Município do Crato conta com o feriado, por conta das comemorações alusivas à Nossa Senhora da Penha. Os serviços essenciais continuam sendo executados. Para o prefeito Municipal, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, esse é um momento de celebração de uma festa de grande beleza e emoção, por reunir a fé do seu povo. Ele destaca a importância dos cratenses estarem presentes nas homenagens, que irão permitir à população a alegria e a devoção de uma cidade que cresceu e se desenvolveu sob as bênçãos da ‘Mãe da Penha’.   

Nenhum comentário: