quinta-feira, 31 de março de 2016

Mais de 50 mil pessoas já estão reunidas em manifestação no Centro de Fortaleza, contra o golpe

Uma grande manifestação de rua com estimativa de mais de 50 mil pessoas já reunidas acontece nesta quinta-feira no Centro de Fortaleza, com o povo cearense levantando a voz contra o golpe, em defesa da liberdade e dos valores democráticos, das conquistas sociais, da presidenta Dilma e do ex-presidente Lula. A manifestação faz parte do dia nacional de luta, neste 31 de março em todo o Brasil, e teve início às 14h na Praça do Carmo, com concentração também a partir das 15h na Praça da Bandeira. Por volta das 16h30, todos os participantes se reuniram na Praça da Bandeira e pouco depois das 17h partiram em caminhada rumo ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na Praia de Iracema, onde haverá um show com vários cantores, compositores e instrumentistas cearenses, representando a união da cena cultural contra o golpe. 

Desde cedo era intensa a movimentação no Centro, com trios elétricos, carros de som, faixas, bandeiras, palavras de ordem, muitas cores e alegria. A manifestação contou, como prometido, com muita gente vestindo verde e amarelo, além do tradicional vermelho do campo popular e progressista. Muitos manifestantes fizeram questão de comparecer portando a bandeira brasileira, reforçando que os símbolos nacionais não serão apropriados pelos setores conservadores e pelos movimentos reacionários que tentam se aproveitar do clima de instabilidade para impor um golpe contra a democracia e contra um governo democraticamente eleito pela maioria da população.

E alegria foi o que se viu na manifestação desta tarde de quinta-feira, com inúmeros cartazes e faixas fazendo referências bem-humoradas à luta contra o golpe e pela democracia, como é característico do cearense, povo de história guerreira e libertária, exemplo para o Brasil ao romper pioneiramente os grilhões da escravidão. Teve até uma jararaca, no trio elétrico, reforçando o apoio ao ex-presidente Lula, em menção a seu pronunciamento no dia em que foi conduzido coercitiva e ilegalmente a depor, alertando todo o Brasil para a gravidade de operações excessivas, investigações parciais e seletivas e escutas telefônicas ilegais.

E se nesta quarta-feira os advogados cearenses disseram "não" ao golpe, em um grande ato na Faculdade de Direito da UFC, nesta quinta-feira foi a vez de os médicos progressistas e a favor das conquistas do povo brasileiro mostrarem sua cara e irem pra rua, em um contraponto à ideia de que a categoria estaria a favor do golpe e contra as vitórias obtidas pela população na última década. Os "médicos pela democracia" chamaram muita atenção ao trajar camisetas temáticas e envergar faixas contra o golpe. 

"O meu país é governado por mulher"

O movimento de mulheres também exaltou o orgulho de ter Dilma como presidente, além de destacar a defesa do ex-presidente que mudou a história do Brasil: "Mexeu com Lula, mexeu comigo". Jovens, estudantes, idosos, famílias, categorias profissionais, vizinhos de bairro, moradores de diversos municípios e artistas como Parahyba Kid, que puxou do alto do carro de som o refrão contra o golpe e a favor da democracia, saíram às ruas para lutar, mas também para festejar a vida, o direito de expressão, a liberdade de viver em uma democracia.

A manifestação já conta com intensa participação de inúmeras entidades da sociedade civil, sindicatos, grupos de luta popular, representantes dos mais diversos segmentos, parlamentares, lideranças e muitos, muitos cearenses, da capital e do Interior, que fizeram questão de levantar a voz contra Eduardo Cunha, contra as tentativas golpistas, a favor de Lula, Dilma, da democracia e da liberdade. Entre as lideranças parlamentares e sindicais, o ato contou com a presença da equipe de eleitores do deputado federal Chico Lopes, que votará contra o impeachment, e de várias lideranças do PCdoB, como o presidente do Comitê Estadual, Luis Carlos Paes, o ex-presidente Carlos Augusto Diógenes "Patinhas", os médicos Arruda Bastos e João Ananias, entre inúmeros outros militantes. E o grande ato público  continua, com expectativa de aumento de participantes até o momento do grande show musical nas proximidades do Centro Dragão do Mar.

Nenhum comentário: