terça-feira, 22 de março de 2016

Primeira-dama leva prestação de serviços para comunidade no Jangurussu, em Fortaleza

“Eu fui me consultar, levei a minha irmã para se consultar também, merendei, assisti apresentação. Eu gostaria que acontecesse mais vezes! Foi muito legal!”. Esse foi o depoimento da estudante Larissa Soares, 13 anos, que participou, nesta terça-feira (22), de atividades promovidas pelo Governo do Estado nas áreas da saúde, assistência social, lazer e esporte no bairro Jangurussu. Mais de 300 pessoas foram atendidas na iniciativa articulada pela primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana. O evento foi mais uma ação do Programa Mais Infância Ceará para estimular o desenvolvimento infantil.
Crianças e suas famílias receberam atendimento pediátrico, serviços de verificação de pressão arterial, aferição de glicemia, corte de cabelo e unhas, além de assistirem palestras de saúde bucal e aplicação de flúor, doenças sexualmente transmissíveis e sobre os riscos da dengue. Na ocasião, também foram realizadas apresentações das crianças do Circo Escola e do humorista Jader Soares, além de aulas de karatê e capoeira.
Onélia sensibilizou as famílias para o cuidado com as crianças e ressaltou a importância do vínculo. “Nós sabemos que é de grande importância a gente ter atenção especial às nossas crianças. Então, a todas mamães e papais que estão aqui presentes, um pedido que faço a vocês: deem atenção aos filhos, brinquem, deem espaço para eles dentro da casa, almocem juntos, coloquem para dormir, contem história. Tudo isso fortalece o vínculo e é isso que as nossas crianças precisam, do amor da avó, do avô, do tio, da família em geral”, destacou.
A vice-presidente do Fundo de Apoio Comunitário (FAC), Célia Almeida, uma das instituições parceiras da ação, citou a necessidade da realização de iniciativas em benefício das comunidades. “É muito importante, porque além da autoestima, além da valorização da criança, é um despertar para a pessoa cuidar dos seus filhos”, disse.
“Pouco gente olha para a gente. Eu agradeço muito a todo mundo que está aqui fazendo isso por nós. Ter a oportunidade de consultar o filho da gente, de trazer os filhos para poder brincar. Ver o que eles não estão acostumados a ver como palhaços, circo, ver gente dando atenção a eles. Isso é maravilhoso!”, agradeceu a moradora do bairro e dona de casa Francineide Jesus Souza.
O evento contou ainda com o apoio do Fundo de Apoio Comunitário (FAC), da Prefeitura de Fortaleza, da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar. Estiveram presentes o titular da STDS, Josbertini Clementino; a secretaria executiva da pasta, Ana Cruz; a diretora do Hospital, Silvana Sátiro; e o secretário da Regional VI, Renato Lima.

Nenhum comentário: