quarta-feira, 16 de março de 2016

Semana da Água e da Árvore do Crato será aberta dia 28 de março

Será realizada de 28 de março a 30 de abril a Semana da Água e da Árvore do Crato. A abertura acontece na escola Artemis Linhares, no sítio Lopes, no Campo Alegre. Na ocasião, vão ser realizadas apresentações na escola para a comunidade, com a plantação simbólica de mudas nativas, além da apresentação da Semac e a comemoração dos 70 anos da Floresta Nacional do Araripe (FLONA). O ICMbio e a Flona vão estar participando das homenagens, voltadas também aos brigadistas e ex-brigadistas.

Os 20 anos do soldadinho-do-araripe também serão lembrados durante as comemorações, com o lançamento do projeto Coelce Aquasis, para que a comunidade seja sensibilizada a doar para o projeto de preservação e conservação da espécie, R$ 2, na conta de energia.

Será realizada apresentação, coordenada pelo vice-presidente do Conselho de Meio Ambiente (Condema), Weber Girão, na Câmara Municipal, além de uma exposição sobre a semana. Haverá atividade desenvolvida pelo SESC, com o plantio de mudas nativas, no Parque Estadual do Sítio Fundação, com os alunos do colégio Municipal Pedro Felício Cavalcante, além de uma oficina com material não madeireiro, com o SESC, e as instituições atendidas pelo órgão.

A questão agrária caririense e os impactos do projeto Cinturão das águas, vão ser debatidos por meio do Grupo de Estudos em Geografia Agrária – Gea, da URCA, a partir das 17 horas com os alunos e a comunidade local. No dia 31 acontecem atividades com as escolas, de forma simultânea nos polos da Ponta Serra, Violeta Arraes e na URCA, com oito unidades em cada um, socializando as atividades. O trabalho vai culminar com atividade, no dia 1º. Durante a semana, acontecem palestras, atividades socioeducativas, ações no sítio fundão, com momento solene de encerramento e premiação.

Estão realizando o evento, que já está no calendário anual do Crato, a Semac, Secretaria Municipal de Educação - SME, Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SEMA e o Parque Estadual do Sítio Fundação, contando com parcerias da Aquasis, SESC, ICMbio, Grupo de Estudos em Geografia Agrária, URCA e Fórum Popular das Águas do Cariri.

Nenhum comentário: