sexta-feira, 18 de março de 2016

Ministro André Figueiredo debate implantação de projeto de inclusão digital no Cariri

A Universidade Regional do Cariri (URCA), Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) estão formando, junto ao Ministério das Comunicações, projeto de inclusão digital, voltado ao desenvolvimento regional. A reunião de apresentação pelo secretário de Inclusão Digital do ministério, Américo Bernardo, aconteceu na tarde de ontem, no auditório do Mestrado de Bioprospecção Molecular da URCA, no campus do Pimenta, em Crato, com a presença do Ministro das Comunicações, André Figueiredo, na ocasião recepcionado pelo Reitor em Exercício da URCA, professor Francisco do Ó Lima Júnior. 

O Ministro disse que na próxima semana estará autorizando uma edição especial em homenagem aos 10 anos do Geopark Araripe, com nove selos menores e um central. A reivindicação foi feita pela URCA, há cerca de dois meses, em visita do ministro à instituição. Pró-reitores e representantes de departamentos ligados ao setor de informática da universidade estiveram presentes.

Ele ressaltou que a intenção é proporcionar uma ação conjugada, na elaboração de pesquisas, para a interligação digital entre Municípios da região, que já tenham cidades digitais, passando por aplicativos relacionados à cultura, além de uma possibilidade de trabalhar na alfabetização digital dos romeiros.

Esse seria um projeto piloto, para ser adotado, mais tarde, em outras instituições, e, segundo o Ministro, possa extrapolar a dimensão estadual. “Como o Cariri é uma região que atinge outros estados da federação, temos que fazer com que todas as ações, tenham a possibilidade de ter aqui um centro de recondicionamento de computadores, que é um dos projetos do ministério”, diz ele. André Figueiredo destaca importância do polo universitário, abrindo espaço para a região ser um centro de referência para o Nordeste. 
  
 Rádio Universitária

Em relação à Rádio FM Universitária da URCA, há avanços importantes para a sua implantação, segundo o Reitor em Exercício, Francisco do Ó de Lima Júnior. O processo de implementação do equipamento já passou pelo Senado, e aguarda agora avaliação da Câmara Federal. Enquanto isso, está sendo finalizada a montagem da antena, no bairro Alto da Penha, numa área cedida em parceria com a prefeitura municipal do Crato, além do estúdio onde irá funcionar a emissora, numa sala do Centro de Interpretação do Geopark Araripe, no Parque de Exposições do Crato.

Nenhum comentário: