quarta-feira, 23 de março de 2016

Vigilância Sanitária do Crato realiza operação Semana Santa



Preocupados com o aumento do consumo de peixes e crustáceos no período da Semana Santa, o Governo do Crato, por meio da Coordenação da Vigilância Sanitária, realiza a operação Semana Santa, que será intensificada nesta quarta-feira, 23. As tecnólogas em alimentos e as inspetoras sanitárias do setor vão para campo, no intuito de garantir que as condições sanitárias estejam sendo cumpridas.

A ação tem por objetivo intensificar a fiscalização dos locais que vendem peixes, prevenindo assim as doenças transmitidas por alimentos que vão decorrer da manipulação inadequada, por parte dos estabelecimentos que comercializam o pescado.

De acordo com Arlene Sampaio, Coordenadora da Vigilância Sanitária do município do Crato, o setor irá realizar uma campanha educativa durante esse período, fazendo inspeções sanitárias, realizando orientações quanto às boas práticas de manipulação e venda dos pescados, além de repassar kits sanitários, com luva, saco de lixo, hipoclorito de sódio e touca.

As inspeções serão intensificadas nos mercados públicos, supermercados, feiras livres, com foco na avaliação das condições sanitárias destes locais, e nos manipuladores dos pescados. Arlene frisa que as ações seguem o cumprimento da RDC 216, que dispõe sobre as boas práticas de manipulação de alimentos. “A gente considera que os pescados são extremamente perecíveis, e o menor descuido no acondicionamento e na manipulação, vai configurar em risco à saúde da população”, ressaltou.


A coordenadora orienta para que os estabelecimentos sigam as normativas preconizadas pela vigilância sanitária, e ao mesmo tempo os consumidores, para que estes tenham bastante cuidado na hora de comprar o peixe, observar não só a aparência do pescado, mas também se a carne está firme, escamas estão brilhando e bem aderentes à pele do peixe, e as guelras rosadas.

Nenhum comentário: