sexta-feira, 18 de março de 2016

Ministério Público integra mobilização do Governo do Estado para combate ao mosquito da dengue

A ação integrada de combate ao mosquito Aedes aegypti no Ceará passa a contar, desde a manhã desta sexta-feira (18), com a participação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). O governador Camilo Santana participou do lançamento da campanha de mobilização órgão, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em Fortaleza. Durante a solenidade, também foram apresentadas ações de garantia do saneamento básico em todo Estado. “A participação do Ministério Público do Estado é de fundamental importância para juntar forças no combate ao transmissor da dengue, zika e chikungunya. Sabemos da credibilidade e respeito que todos tem com esta instituição, portanto ter a participação deste órgão conosco nesta mobilização aumenta ainda mais nossa rede de ações no Ceará”, salientou Camilo.

O governador classificou como fundamental a participação da sociedade no combate ao Aedes aegypti. Em sua fala,  ressaltou as ações executadas  pelo Comitê Estadual de Combate ao mosquito, em todo o Estado. “Através de um decreto, criamos brigadas para combater o mosquito, a partir dos próprios órgãos públicos. Além de brigadas internas, os integrantes do Comitê realizam ações e trabalham para a conscientização nas secretarias, com os servidores. Todos os prédios da rede pública do Governo do Estado estão sendo inspecionados pelo menos uma vez por semana. Só na Educação, são 110 escolas profissionais que receberão a inspeção das brigadas”, reforçou.

O procurador-geral de Justiça, Plácido Rios, destacou a preocupação com a proliferação das doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, salientando que o Ministério Público está envolvido no combate e na fiscalização de ações para garantir o saneamento básico. “Mais de 320 mil domicílios ainda não são ligadas às redes de esgoto, apesar de haver esta estrutura em alguns municípios. Vamos fiscalizar esta iniciativa, cobrando ações do Poder Público municipal e também dos cidadãos”, comentou.

Nenhum comentário: