quarta-feira, 16 de março de 2016

Secult do Crato participa de oficina sobre o Pronatec Cultura

Em parceria com Ministério da Cultura (MinC), a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) realizou uma oficina sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) com representantes das secretarias de cultura das regiões do Cariri, dos Inhamus, Vale do Jaguaribe,  Região Metropolitana, Litoral Oeste/Aracatiaçu/Vale do Curu e Ibiapaba; representantes dos Fóruns de Linguagens Artísticas e gestores da Secult na manhã do sábado, 12 de março, no auditório da secretaria.

Ministrada pelo diretor de Formação Artística e Cultural do MinC, Randal Farah, e pelo Coordenador Geral de Ações Estruturantes da Secretaria de Educação e Formação Artística e Cultura do MinC, Ismael Cardoso, a atividade teve como objetivo orientar as secretarias municipais sobre o Pronatec Cultura. No momento, o Ministério da Cultura está recebendo as demandas das prefeituras e outras instituições públicas por cursos na área artística ofertados pelo Pronatec.

"O objetivo do Pronatec Cultura é basicamente formar artistas e técnicos envolvidos com a cultura, por isso estamos aqui para esse diálogo e levantamento de interesses das secretarias. O Programa deve principalmente mover a economia da cultura", esclareceu, Ismael Cardoso.

O coordenador ressaltou também que as secretarias municipais de cultura que tem interesse em participar do Pronatec devem entrar em contato com a Coordenação de Ação Cultural da Secult, que estará em diálogo permanente com o Ministério. "Precisamos ver a necessidade de cada cidade, precisamos de um mapeamento e justificativa das secretarias para implantação do Pronatec. As demandas apontadas são enviadas para o MinC, que, por sua vez, entra em diálogo com o Ministério da Educação, para que se ofertem os cursos em cada município", concluiu.

Durante o encontro promovido pela oficina, também foi um momento de diálogo com os representantes das secretarias municipais.  O assessor de Articulação Institucional da Secult, Renato Remígio, apresentou relatório de atividades da Secretaria durante 2015. Dentre os destaques do relatório, estão o lançamento de sete editais previstos pelo Sistema Estadual de Cultura, alcançando o valor global de R$38,5 milhões, e a reinauguração do Cineteatro São Luiz. Para maiores informações, através do telefone (85) 3101-6767, ou pelo site pronatec.mec.gov.br. prona

Nenhum comentário: