sexta-feira, 18 de março de 2016

Nutricionista dá dicas para comemorar a Páscoa sem sair da dieta



Faltando uma semana para a Páscoa, já começou a corrida pela compra dos tradicionais ovos de chocolate. Com tanta variedade disponível no mercado, é difícil controlar o consumo e não sair da dieta. Apesar de deliciosos e de pesquisas comprovarem que trazem benefícios, o consumo excessivo de chocolate pode estragar os planos de quem está brigando com a balança para manter o peso, é o que alerta a professora de Nutrição da Faculdade Estácio, Rita Machado.

A nutricionista ressalta que, além da grande quantidade de gordura presente em alguns tipos de chocolate, o grande vilão da dieta é o excesso de açúcar contido nesses produtos. Ela diz que o melhor tipo de chocolate é o amargo, que tem maior quantidade de cacau e menor índice de açúcar. “Quanto mais cacau o chocolate tiver, mais benefícios há para a saúde. Por isso, os chocolates meio amargos e negros são melhores, porque ajudam a diminuir as doenças cardiovasculares”, explicou.

Rita explica que os chocolates possuem uma substância chamada flavonoide, que promove o bom funcionamento dos vasos sanguíneos e é encontrada em quantidade maior naqueles com índice de cacau acima de 60%. Outro benefício do chocolate, diz ela, é fornecer a sensação de bem estar, pois ajuda na liberação do hormônio serotonina.

De acordo com a nutricionista, é melhor evitar o consumo dos chocolates brancos e ao leite, porque têm maior quantidade de gordura. Mas, se esse for o seu preferido, a dica é consumir em pouca quantidade. O recomendado é que o consumo diário não ultrapasse 25 gramas, o que equivale a uma barra pequena ou dois bombons.

Para quem não quer perder a forma, a nutricionista destaca que o ideal é ingerir o chocolate depois das refeições que incluam salada, porque a fibra dos legumes diminui a absorção do açúcar e da gordura. Outra dica é fracionar o ovo de Páscoa e consumir ao longo dos dias.

Para quem ignorou as orientações e se excedeu no consumo de chocolate, a dica da nutricionista é compensar após o feriado, bebendo muita água, ingerindo frutas e legumes e evitando doces e frituras. Os sucos detox e a intensificação dos exercícios físicos também devem fazer parte da rotina de quem quer perder o peso adquirido durante o período.

As diferenças entre os tipos de chocolate:
  • Chocolate branco - não tem cacau e tem mais açúcar e gordura.
  • Chocolate ao leite - é o mais comum e tem alguma quantidade de cacau, leite e açúcar.
  • Chocolate meio amargo - é o que tem 40 a 55% de cacau, pouca quantidade de manteiga de cacau e açúcar.
  • Chocolate negro ou amargo - é o que tem mais cacau, entre 60 a 85%, e menos açúcar e gordura.

Dicas:
·         Evite o consumo excessivo de chocolate.
·         Divida o chocolate com outras pessoas.
·         O chocolate ideal para ser ingerido é o amargo.
·         Se for participar da brincadeira de Amigo Doce, peça o ovo de Páscoa menor.

Nenhum comentário: