sábado, 2 de novembro de 2013

Exposição #identidadescariri, no Cariri Garden Shopping, faz um resgate da cultura regional, através do design

A cultura do Cariri  se une a  moda. A pesquisa, o resgate das tradições em um rico trabalho de design poderá ser visto até o dia 10 de novembro, no Cariri Garden Shopping, administrado pela Tenco Shopping Center. A Exposição que ganhou o nome #identidadesCariri, faz parte de um projeto, dos estudantes do Curso de Extensão em Ilustração de Moda, da Universidade Federal do Cariri (UFCA).
 
Vários exemplares do trabalho estão expostos com estampas inspiradas na cultura regional. A proposta é promover o resgate das raízes, a memória e algumas das principais características da região.

Segundo os organizadores, durante o período em que o trabalho foi realizado, em julho deste ano, os estudantes buscaram inspiração em suas memórias, afetos e vivências. Sob a coordenação e direção da professora Aglaíze Damasceno, elementos e cenas simples do cotidiano foram estudados, desenvolvidos e traduzidos em estampas. Cada aluno e participante criou uma coleção de estampas localizadas e corridas para serem aplicadas em T-Shirts e camisas.

São 12 alunos participantes do trabalho, contando com a Produção da exposição da professora Aglaíze Damasceno e Mariana Hennes. Durante o evento, está sendo apresentado todo o processo de criação por trás das peças. Além disso, os visitantes e o público em geral que vai ao shopping, poderá desfrutar de um bate-papo com professores e estudantes sobre design e identidade cultural.
 
São trabalhos inspirados que vão desde a religiosidade popular, à cultura patrimonial e arquitetônica, à personalidades, como a fotopintora e fotógrafa, Telma Saraiva, além a natureza e seus símbolos, como o Soldadinho-do-araripe.
 
Para a coordenadora do curso de Design de Produto, Aglaíze Damasceno tudo surgiu de um incômodo. Recém-chegada do Rio de Janeiro, em 2010, a artista visual percebeu que eram poucas as opções na hora de escolher um souvenir da região para presentear seus amigos. “Uma das coisas que me chamou atenção foi ver que as mesmas camisetas do aeroporto de Juazeiro eram vendidas em Fortaleza. Só mudava o nome da cidade na estampa”, comenta.  Veio então a ideia de um projeto que possibilitasse, de alguma forma, quebrar essa padronização. E a ideia foi ir além do tradicional. O curso de ilustração de moda foi batizado de #identidades por se propor a resgatar as raízes e as principais características da região.

Nenhum comentário: