sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Ex-ministro Márcio Thomaz Bastos morre em São Paulo



 Morreu em São Paulo o ex-ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês há uma semana.
Márcio Thomaz Bastos era considerado um dos mais importantes advogados criminalistas do Brasil. Em 50 anos de carreira participou de mais de 700 júris. Foi o defensor dos acusados de matar o seringalista Chico Mendes, do cantor Lindomar Castilho, do jornalista Pimenta Neves e atuou na defesa do médico Roger Abdelmassih, condenado a 278 anos de prisão por 48 ataques sexuais a pacientes.
Ele nasceu em Cruzeiro, interior de São Paulo. Se formou em direito pela faculdade da USP, em 1958. Começou a trabalhar num escritório que abriu na casa do pai.  Começou na política ainda em Cruzeiro, onde foi vereador. Depois, já na capital paulista, como presidente da OAB de São Paulo participou ativamente da campanha das Diretas.
Era do Conselho Federal da OAB durante a Assembleia Nacional Constituinte. Foi um dos redatores do pedido de Impeachment do então presidente Fernando Collor e o ministro da Justiça no primeiro governo Lula.

Sua atuação mais recente foi no processo do mensalão, como defensor do ex-dirigente do Banco Rural, José Roberto Salgado, condenado a uma pena de 14 anos e quatro meses de prisão por formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta de instituição financeira e evasão de divisas.
Márcio Thomaz Bastos tinha 79 anos. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês por causa de complicações pulmonares. Ele vai ser velado na Assembleia Legislativa de São Paulo. Márcio Thomaz Bastos vai ser cremado nesta sexta-feira (21), às 8h em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo.
A presidente Dilma Rousseff divulgou uma nota de pesar lamentando a morte de Márcio Thomaz Bastos. Segundo a presidente, o Brasil perdeu um grande homem, o direito perdeu um renomado advogado e ela perdeu um grande amigo. A nota diz ainda que como ministro, ele foi o responsável por avanços institucionais como a reestruturação que ampliou a autonomia da Polícia Federal.
O ex-presidente Lula disse que Márcio Thomaz Bastos foi um corajoso defensor da lei, um homem raro que contribuiu para mudar a história do Brasil e disse que ele em particular perdeu um amigo.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral Dias Tóffoli divulgou uma nota em nome do TSE dizendo que Márcio Thomaz Bastos foi um dos maiores advogados da história do Brasil.

G1

Nenhum comentário: