quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Deputado defende a dessalinização

Com o objetivo de alertar as autoridades e o futuro governador Camilo Santana (PT) para os efeitos da seca que poderá continuar no próximo ano, o deputado Roberto Mesquita (PV) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã de ontem, para pedir que o Estado se antecipe e esteja preparado para enfrentar mais uma estiagem. Para Mesquita, o Governo deverá investir mais na perfuração de poços e na aquisição de dessalinizadores.
O parlamentar parabenizou o Governo por ter assumido uma política de perfuração de poços, chegando a média de 85 perfurações por mês, mas ponderou que a água encontrada nos poços profundos é salobra, em razão de grande parte do Estado estar em solo cristalino. "Nós pedimos que o Governo se antecipe com a compra de dessalinizadores para tratar essa água para a população", destacou Mesquita.
Caso haja mais um período de estiagem no próximo ano, o deputado alertou que a vazão dos poços também diminuirá, devido a falta de chuvas para repor a água dos lençóis freáticos. "Se tivermos um novo ano de estiagem, aí é que vai ser necessário que tenhamos mais dessalinizadores. Com as estações móveis (de dessalinização), trata-se até dois mil litros de água por dia, o que dá para atender algumas famílias, pelo menos no que se refere à água para beber", apontou.
Diário do Nordeste

Nenhum comentário: