segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Banda de Música Municipal do Crato completou 134 anos de fundação


A Banda de Música Municipal do Crato, bicampeã do interior completou no último sábado, 22, 134 anos de sua fundação, ocorrida em 22 de novembro de 1880, através do Decreto 100/1880, assinado pelo então prefeito Antonio Luís Alves Pequeno.
Nos 134 anos de sua existência, nossa banda de música municipal tem participado e abrilhantado os mais diversos eventos cívicos, religiosos, culturais, artísticos e musicais do Crato e da Região do Cariri, considerada a segunda mais antiga do Ceará e uma das melhores do Estado, já tendo lançado, inclusive, um CD com as melhores músicas de seu rico repertório e participado de vários festivais.
Entre os seus maestros, podemos destacar Pedro Maia, Luiz Benício, Chico Baião, Manoel Augusto dos Santos (Mestre Azul) e atualmente  José Bonifácio Salvador, em sua maioria compositores.
Já o maestro Joaquim Cruz Neves é o compositor do hino do Crato que tem letra de Martins D’Alvarez.
Dentre os músicos, destacamos o saudoso Reitor Antonio Martins Filho, pai das cinco universidades do estado do Ceará, que foi segundo trompa de nossa banda de música, soba regência do maestro Pedro Maia.
À nossa banda de música municipal, nossos parabéns pelos seus 134 anos  de fundação, com os melhores votos de prosperidade e sucesso artístico, como importante  órgão da Secretaria Municipal de Cultura do Crato e patrimônio cultural-artístico-musical do Crato.
(Texto do memorialista e jornalista cratense Huberto Cabral)

Nossos votos de congratulações e parabéns aos 134 anos da Banda Municipal de Música do Crato e à Rádio Educadora do Cariri

Aproveitando esse ensejo, queremos parabenizar  a Banda Municipal de Música do Crato, pelos seus 134 anos de existência e bons serviços prestados à comunidade cratense e caririense. Motivo de orgulho de todos nós que amamos esta terra.
Como também à Rádio Educadora do Cariri, portavoz da Diocese do Crato, que comemora neste 22 de novembro, 56 anos que entrou no ar, em caráter experimental, no ano de 1958, Dia da Música, por iniciativa de Dom Vicente Araújo Matos. Sua inauguração oficial aconteceu em 15 de fevereiro de 1959, como a  terceira emissora de rádio do Cariri. À todos os que fazem a Educadora do Cariri nossos felicitações e parabéns pelo trabalho realizado.

Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos
Prefeito Municipal do Crato


(texto lido no programa Falando com o Prefeito que vai ao ar todos os sábados, às 10 horas, na Rádio Educadora do Cariri AM).

Nenhum comentário: