sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Políticos dão adeus a Thomaz Bastos


 O velório do advogado criminalista e ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos reuniu lideranças de partidos que disputam o cenário político brasileiro. Além da presidente da República, Dilma Rousseff, e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, passaram pelo velório, na Assembleia Legislativa de São Paulo, lideranças como o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB), candidato derrotado à vice-Presidência da República, nas últimas eleições, e o deputado federal Paulo Maluf (PP).
A maioria das autoridades, no entanto, eram do PT, como o ministro Aloizio Mercadante, da Casa Civil; o prefeito de São Bernardo e ex-ministro do Trabalho, Luiz Marinho; e o governador eleito de Minas Gerais e ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. Também compareceu o vice presidente da República, Michel Temer.
Márcio Thomaz Bastos morreu na manhã de ontem no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo em consequência de complicações nos pulmões. Bastos foi internado na terça (18) para tratamento de descompensação de fibrose pulmonar.
Emocionada, Dilma chegou ao velório na tarde de ontem. A presidente ficou boa parte do tempo de mãos dadas com a viúva Maria Leonor Bastos.
Pela manhã, Dilma divulgou uma nota, na qual dizia ter perdido "um grande amigo". "O País perdeu um grande homem, o Direito brasileiro perdeu um renomado advogado e eu perdi um grande amigo", diz o texto.
Logo após a saída de Dilma, Lula chegou à cerimônia, onde acompanhou um momento de oração conduzido por um padre. Em nota, o ex-presidente disse que o "Brasil perde não apenas um de seus melhores advogados criminalistas, mas um dos homens (que mais lutaram) pela democracia e pelo estado de direito em nosso País".

O presidente da Ordem dos Advogados de São Paulo (OAB-SP), Marcos da Costa, decretou luto oficial de três dias na seccional e subseções da entidade. "A Advocacia brasileira perde um de seus ícones", disse Costa.
G1

Nenhum comentário: