sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Saúde municipal promove ação pelo dia “D” de combate à Dengue



Cumprindo o calendário de atividades de combate à Dengue, a Secretaria Municipal de Saúde do Crato, através do setor de mobilização social realiza no dia 24 de novembro, segunda-feira, o “Dia D de combate à Dengue”. Ocasião criada objetivando a mobilização social para o combate ao mosquito Aedes aegypti, e assim, promover o controle da doença.

Durante todo o dia os agentes de endemias do Crato estarão realizando um evento de sensibilização com a comunidade do bairro Pinto Madeira, quando na oportunidade será entregue um veículo Van para as endemias, doado pelo Ministério da Saúde.  

De acordo com a coordenadora de mobilização social, Maria Iracema Mariano, todos os agentes de endemias estarão participando do mutirão de visitas pelo bairro, abordando a população com informações educativas sobre o tratamento do foco e combate ao mosquito da dengue e as principais formas de preveni-la.

A ação contará com a participação da secretaria de serviços públicos, que estará realizando a limpeza das ruas do bairro, capinagem e pintura de meio fio.

O  coordenador do setor de endemias, Antonio Teles Esmeraldo, destacou que no ultimo boletim, divulgado pela Vigilância Epidemiológica, em 2014, foram notificados 412 pacientes, sendo confirmados 180 casos e nenhum óbito, de janeiro a outubro.


Antonio Teles vê como positiva a ação e ressalta a importância da população em receber no domicilio o agente de endemias.  “A população, cada vez mais, demonstra interesse sobre os cuidados e sabe bem o que fazer para evitar o surgimento do mosquito. Nossa preocupação, agora, é fazer com que ela conheça também os sinais de alerta que a doença apresenta, e colabore com a visita dos agentes para que possamos fazer um combate eficaz”, justifica.

Nenhum comentário: