quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Porteiras tem maior chuva no ano fora da quadra invernosa


A cidade de Porteiras, aqui na região Sul do Ceará, registrou ontem a maior chuva do ano no Estado fora do período de quadra invernosa, que vai de fevereiro a maio.
Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o município foi um dos 57 onde choveu e teve uma precipitação de 157 milímetros. Outros locais também acusaram grandes precipitações, como Barro (87,8mm) e Lavras da Mangabeira (80mm).
As chuvas ocasionais que banham o Ceará desde a última segunda-feira acontecem em virtude da passagem da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que está ocasionando precipitações em quase todo o Nordeste. Conforme Leandro Valente, meteorologista da Funceme, as precipitações devem se concentrar, a partir desta quinta-feira, apenas no Centro-Sul do Estado. "No Ceará, tivemos chuvas significativas nos últimos dois dias, que devem persistir apenas no Centro-Sul, com menor intensidade", relata.
Leandro, entretanto, faz questão de ressaltar que as chuvas não servem como indicativo da qualidade da quadra chuvosa de 2015. "Somente a partir da segunda quinzena de dezembro é que começaremos a ter uma previsão do que ocorrerá no próximo ano".
Juazeiro
Em poucos minutos, as chuvas caídas durante a manhã de ontem em Juazeiro do Norte ocasionaram transtornos à população que reside em bairros periféricos da Cidade, bem como a motoristas que trafegam diariamente por trechos próximos ao Centro e pela Rodovia Leão Sampaio, nas imediações do Bairro Lagoa Seca, que liga os municípios de Juazeiro do Norte e Barbalha. Tudo por causa da ausência de sistemas de drenagem naquela área. Nas imediações da Igreja Menino Jesus de Praga, no bairro Novo Juazeiro, a maioria das ruas ficou completamente alagada por conta das águas que retornavam das bocas de lobo, devido ao lixo acumulado nos equipamentos de escoamento. Em algumas residências do bairro Tiradentes moradores retiravam grande quantidade de lama das casas, após o fim das chuvas.

O secretário de Infraestrutura de Juazeiro, Akiro Menezes, visitou as localidades atingidas na manhã de ontem. Maquinários da Prefeitura foram encaminhados para áreas onde há riscos de desabamentos. Em locais onde surgiram crateras por conta da força das águas, ações também estão sendo deflagradas no sentido de sanar os problemas.

Nenhum comentário: