quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Partidos com atuação comprometida no CE


A maioria dos partidos no Ceará ainda se limita a atuar através de comissões provisórias. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), dos 31 partidos com representatividade no Estado, pelo menos 18 estão nessa situação. A comissão provisória pode ser desfeita no momento que não convier mais ao diretório nacional. Os dirigentes locais não gozam de autonomia.
Alguns presidentes dessas siglas entrevistados pelo Diário do Nordeste informaram que, a partir das eleições deste ano, terão mais condições de solicitar a constituição de diretórios, em substituição às comissões, já para 2015. Outros, porém, afirmaram que o formato dá mais liberdade para as agremiações.
Segundo dados do TRE PCdoB, PDT, PMDB, PMN, PP, PPL, PPS, PSD, PSDB, PSL, PSOL, PSTU e PT têm diretórios estaduais constituídos. Já DEM, PCB, PEN, PHS, PR, PRB, PROS, PRP, PRTB, PSB, PSC, PTB, PTC, PTdoB, PTN, PV, SD e PSDC ainda mantêm as comissões provisórias. Os partidos PPL e PSL, em levantamento anterior feito pelo Diário, ainda trabalhavam no formato de comissões, mas passaram a ter diretórios estaduais.

O deputado Tin Gomes, presidente do PHS, informou que, apesar de o partido estar atuando no Ceará com uma comissão provisória, o poder da presidência, por exemplo, se mantém o mesmo, não tendo qualquer reclamação sobre o fato. Segundo ele, o importante para a legenda é ter o mesmo prazo de comando dos diretórios, que é de quatro anos.

DN

Nenhum comentário: