quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Cariri discute em seminário situação da leishmaniose



A Secretaria da Saúde do Estado reunirá técnicos da vigilância e controle de reservatórios e vetores das Coordenadorias Regionais de Saúde, dos centros de controle de zoonoses e gestores municipais da saúde dos municípios da macrorregião do Cariri para discutir a gestão das atividades de rotina dos serviços de vigilância e controle da doença e assim reforçar o enfrentamento da situação endêmica da leishmaniose visceral.

O Seminário de Gestão da Vigilância e Controle da Leishmaniose Visceral no Cariri será realizado nesta quinta-feira, 27 de novembro, das 8 às 17 horas, no Hospital São Vicente, Avenida Coronel João Coelho, 299, Centro, em Barbalha. Além da apresentação do quadro epidemiológico da doença, será demonstrada a operacionalização dos centros de controle de zoonoses e discutidos aspectos legais e éticos do controle das leishmanioses.


As leishmanioses são um conjunto de doenças causadas por protozoários transmitidas ao homem (e também a outras espécies de mamíferos) por insetos vetores ou transmissores. De modo geral, essas enfermidades se dividem em leishmanioses tegumentares, que atacam a pele e as mucosas, e viscerais (ou calazar), que atacam os órgãos internos.

Nenhum comentário: