sábado, 22 de novembro de 2014

Interiorização do cinema nacional


Instituições e centros culturais podem se inscrever, até o dia 25 de novembro, no "Projeto Democratizando" para exibir filmes da 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul. A ordem é inventar novas e inusitadas salas de exibição em território nacional, principalmente no Interior, ocupando espaços alternativos que vão desde a sala-de-aula mais convencional até o demarcado chão de terra batida dos aldeamentos indígenas, passando ainda pelas embaixadas brasileiras no exterior.
Eis o desafio do Projeto Democratizando, que deseja levar alguns dos filmes da 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul para novos 1.000 pontos de exibição, indo além das 26 capitais e do Distrito Federal que exibem a Mostra.
Os interessados em integrar o fluxo alternativo do evento, promovendo o debate crítico a temas ligados aos Direitos Humanos, têm até o dia 25 de novembro próximo para se inscrever por meio do site http://www.Mostracinemaedireitoshumanos.Sdh.Gov.Br.
Cineclubes, pontos de cultura, institutos federais de educação profissional, científica e tecnológica, universidades, museus, bibliotecas, sindicatos, associações de bairros, entre outros, poderão exibir, entre janeiro e março de 2015, alguns dos filmes que integram a 9ª Mostra.
Para participar, é preciso garantir o espaço físico para exibição dos títulos, além de tela ou projetor e aparelho de DVD, viabilizando assim as sessões com entrada franca. O kit Democratizando é gratuito e será entregue em caixa personalizada, contendo camisa, bolsa, bloco de notas, caneta, catálogo do evento e o encarte com 3 DVDs.
Em formato digital, os filmes terão como opção a utilização de closed caption e audiodescrição, além de legendas para cinco idiomas: árabe, espanhol, inglês, francês e mandarim. "A Vizinhança do Tigre", de Affonso Uchoa; "Cabra Marcado pra Morrer", de Eduardo Coutinho, "Pelas Janelas", de Carol Perdigão, Guilherme Farkas, Sofia Maldonado e Will Domingos são algumas das atrações.
Golpe militar
Em 2014, o foco recai sobre o tema Memória e Verdade, abordando os 50 anos do golpe militar de 1964. A 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul, iniciada com entrada franca desde 3 de novembro segue até 20 de dezembro nas 26 capitais e no Distrito Federal (em Fortaleza, será de 1º a 6 de dezembro 2014, no Cine Benjamin Abrahão da Casa Amarela), se desdobra no Democratizando, entre janeiro e março de 2015, em 1.000 pontos espalhados pelo País.

 DN

Nenhum comentário: