sábado, 16 de maio de 2015

Mapeamento cultural nas 184 cidades do CE


O Mapeamento Cultural do Ceará foi lançado na noite desta quinta-feira (14), no Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com a participação do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio, do secretário adjunto, Fabiano dos Santos Piúba, da coordenadora metodológica do Mapeamento e ex-secretária de Cultura do Estado, Claudia Leitão, e do representante da Petrobras/Lubnor Luiz Antonio Simonetti, além do coordenador do projeto, Leandro Guimarães, da Associação de Circos e Artistas do Nordeste (Ascan), proponente do projeto.


O projeto conta com apoio da Secult, por meio da Lei do Mecenato, com patrocínio da Petrobras, mediante renúncia fiscal. O secretário Guilherme Sampaio parabenizou todos os envolvidos, reiterou a disposição da Secult em colaborar com o projeto e destacou a importância de um levantamento abrangente e atualizado das expressões culturais de todo o Ceará. A noite teve apresentações da Orquestra Instituto Beatriz e Lauro Fiuza e do Quarteto de Cordas da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho.

Mapeamento Cultural: 184 municípios


O Mapeamento Cultural do Ceará incluirá uma extensa pesquisa, abrangendo os 184 municípios do Estado, para identificar artistas, produtores culturais, articuladores, gestores, instituições e produtos culturais. Para esse levantamento, serão utilizadas diferentes metodologias, técnicas e ações.

Em todos os municípios haverá mobilização e divulgação das atividades, para que as comunidades participem de forma ativa, e será aplicada a pesquisa, com coleta, análise, validação e divulgação dos resultados. O resultado deste trabalho no Ceará terá apresentação pública nas 14 macrorregiões culturais do Estado e será disponibilizado com livre acesso em um portal na Internet, a ser criado com essa finalidade.

Segmentos e linguagens

Entre os segmentos que vão constar no mapeamento estão artesanato, patrimônio material (edificações, sítios e parques naturais) e patrimônio imaterial (festas religiosas, festas populares, festas civis, lendas, mestres de cultura, culinária, história e memória, fazeres populares).

Também serão incluídos no levantamento manifestações artísticas modernas, eventos culturais (teatro, dança, música, artes plásticas, artes visuais, festivais, mostras) e equipamentos culturais (biblioteca, museu, teatro, auditórios, salas de cinema, estádio, ginásio, boate ou casa de forró, bar com palco, clube, livraria, loja de discos, vídeo-locadora).

Nenhum comentário: