segunda-feira, 25 de maio de 2015

Saúde do Crato intensifica atividades de prevenção e combate a dengue.




Tendo como propósito maior a prevenção e o controle a dengue a Secretaria de Saúde do Crato desenvolve um planejamento de ações constantes e responsáveis para que sejam controlados e diminuídos os foco do Aedes aegypti para que cada vez menos pessoas sejam acometidos pelas doenças provocadas pelo mosquito transmissor.

Atividades que incluem sensibilização, visitas residenciais dos agentes de endemias, instruções educativas, mutirões de limpeza, e disponibilização do carro fumacê são efetivadas todos os dias.

O Secretario Municipal de Saúde Lucimilton Macedo pede mais uma vez o apoio da população no que diz respeito a prevenção. “A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, lixeiras, entre outros. Juntos podemos combater a dengue” alerta.

Na semana passada diversas localidades foram atendidas e o trabalho continua. “Foram feitas oficinas de capacitação, formação de multiplicadores no combate a dengue, reuniões com profissionais de saúde e mutirão. Durante essa semana as ações continuarão com força total” relata a coordenadora da Mobilização Social da Secretaria de Saúde do Crato, Iracema Mariano.

Hoje, segunda-feira, 25 será realizada uma oficina sobre Dengue para todos os profissionais das equipes de ESF e representantes da comunidade dos bairros Lameiro e Belmonte e Zacarias Gonçalves. Amanhã, terça-feira, será no Baixio das Palmeiras, na quinta-feira, dia 28 serão atendidas as comunidades de Santa Fé e Riacho Vermelho e na sexta-feira, haverá uma oficina de capacitação de grupo de idosos do NASF - do Posto de Saúde Teodorico Teles para formação de multiplicadores sobre ações de prevenção em Dengue.

Juntamente com essa programação semanal vários setores da Secretaria de Saúde vêm promovendo atividades paralelas em diversas localidades com educadores físicos, fisioterapeutas e assistentes sociais levando informações dinâmicas e respondendo questionamentos da comunidade.

O Carro Fumacê continua a atender diversos bairros e distritos. Através da liberação via aérea de gases, que agem, por contato, atingindo os mosquitos adultos em voo. Por isso, as famílias devem deixar as janelas e portas abertas para que o fumacê entre na residência e consiga ser mais efetivo no combate ao mosquito. “O fumacê é uma estratégia necessária na prevenção e controle da dengue, todavia nada é mais importante do que a mobilização permanente da população. As famílias devem evitar o surgimento das larvas do Aedes aegypti que estão em caixas d’água, baldes, pneus, lajes. Os cuidados são simples e já velhos conhecidos da população mas que precisam virar rotina”. explica o Coordenador das Endemias do Crato, Antonio Esmeraldo.

Nenhum comentário: