quinta-feira, 14 de maio de 2015

Crato realiza ações em alusão ao Dia da Luta Antimanicomial


A Secretaria de Saúde do Crato, por meio do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS - Crato realiza no período de 16 a 19 de maio, ações alusivas à Semana Nacional de Luta Antimanicomial. Serão realizadas atividades de saúde, educação, valorização do ser humano, lazer, interação social e diversão.
O dia 18 de maio oficializa a data da Luta Antimanicomial, movimento que tem relação direta com a questão da reforma psiquiátrica e traz a reformulação do modelo de Atenção à Saúde Mental, transferindo o foco do tratamento que se concentrava na instituição hospitalar para uma Rede de Atenção Psicossocial, estruturada em unidades de serviços comunitários e abertos, como o Centro de Atenção Psicossocial CAPS. Durante os dias de mobilização serão realizadas ações de combate ao preconceito à saúde mental, tendo como foco a inserção de pessoas com transtornos mentais na sociedade como um todo.
De acordo com a coordenadora da Saúde Mental do Crato, Margareth Novais é de suma importância valorizarmos essa luta. “Os usuários dos CAPS têm a necessidade de serem integrados a sociedade”. Ela ressalta que o Crato tem um fluxo de atendimento em torno de 618 pacientes, e que já foi alugada a Casa do CAPS AD III/24h.  “Essa é uma grande conquista. Estamos aguardando a contratação de pessoal e o restante dos equipamentos”, acrescenta.

A luta antimanicomial pede uma postura mais humana no tratamento psiquiátrico e pode envolver parte da sociedade, com a participação dos usuários de serviços de saúde mental, seus familiares, profissionais, estudantes e quaisquer interessados em defender o respeito às pessoas que sofrem por conta de transtornos mentais.

Programação:

Dia 16 de Maio - às 09h30MIN - Encerramento da Semana da Enfermagem: Usuários apresentando sua musicalidade e Ciranda. Local: Auditório da URCA.

Dia 17 de Maio - às 19h30MIN - Noite dos Tambores e Panfletagem. Local: Praça da Sé.

Dia 18 de Maio - às 09h30MIN - Teatro e Panfletagem nas ruas. Local: Praça Siqueira Campos. Às 14h30MIN - Roda de Conversa com SAMU, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros
Local: SAMU Crato. 


Dia 19 de Maio - Debates em Emissora de Rádio: Rádio São Francisco às 7h da manhã e Rádio Educadora às 12h.

Nenhum comentário: