quarta-feira, 13 de maio de 2015

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Crato no combate a exploração sexual de crianças e adolescentes


A próxima segunda-feira, 18, comemora-se em todo país, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. No município do Crato, a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS) preparou uma série de atividades que serão executadas durante toda a semana, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em parceria com os demais equipamentos que compõem a pasta.

A programação conta com palestras, blitz educativas, rodas de conversas em escolas, além de atividades nos cinco Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do município. Uma grande passeata pelas ruas da cidade marcará o encerramento da semana, no dia 22 de maio.

O slogan “Faça Bonito - Proteja nossas crianças e adolescentes” , quer chamar a atenção da sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil.


Por que 18 de maio?

A data foi instituída a partir de um crime bárbaro que chocou o Brasil em 1973. O desfecho trágico se tornou um símbolo da violência que se comete contra as crianças. A menina Araceli Cabrera Sanches, de apenas 8 anos de idade, foi sequestrada em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES). Araceli foi drogada, espancada, estuprada e morta. Os acusados são integrantes de uma tradicional família capixaba. 

O caso foi tomando espaço na mídia e mesmo com o trágico aparecimento de seu corpo, desfigurado por ácido, em uma movimentada rua da cidade, poucos tiveram coragem de denunciar a barbaridade. Apesar da total cobertura da mídia, o caso ficou impune. Araceli só foi sepultada três anos depois, e sua morte ainda causa indignação e revolta. Após uma forte mobilização, os movimentos em defesa dos direitos de crianças e adolescentes conseguiram a aprovação da Lei Federal Nº 9.970/2000.


Nenhum comentário: