segunda-feira, 25 de maio de 2015

Festa com terreirada e patrimonialização da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto marcam os 200 anos do grupo



Uma tarde de celebração aos 200 anos da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto. A secretaria de Cultura do Crato reuniu os grupos de tradição para comemorar o bicentenário de uma das bandas mais emblemáticas da cultura popular no Cariri. Do Crato, o grupo nasceu da ancestralidade dos índios kariri. Uma solenidade para marcar a data aconteceu com a presença da secretária de Cultura, Dane de Jade, e o secretário de Cultura do Estado, Guilherme Sampaio. Uma terreirada com os grupos de tradição iniciou desde a tarde encerrando apena a noite de ontem, 24.

Uma placa em homenagem aos 200 anos foi descerrada de frente à casa do mais antigo integrante do grupo, o mestre Raimundo Aniceto, à rua Manuel Macedo, 301, no bairro Seminário. Antes, foi lançado o livro ‘Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto: Memórias e Afetos’, com diversos artigos e depoimentos de autores como José Flávio, Emerson Monteiro, Jeferson Albuquerque, Rosemberg Cariri, Gilmar de Carvalho e imagens dos fotógrafos Dada Petrole e Allan Bastos.

A secretária de Cultura, Dane de Jade, entregou, durante o ato, cópia do decreto que estabelece o grupo como patrimônio imaterial da cultura do Crato. Ela destacou a importância de um grupo que considera emblemático, por sustentar uma tradição de 200 anos com a sucessão de gerações. Já o secretário de Cultura do Estado, destacou o grupo como um dos mais importantes do Ceará e ressaltou o compromisso do Governo de Estado na valorização dos mestres da Cultura, com o resgate do projeto que possibilita o fortalecimento e a transmissão do conhecimento.

Segundo a secretária de Cultura do Crato, a banda se traduz no que há de mais autêntico na cultura, e não se propõe a ser um produto exótico para turista ver. “É a ancestralidade presente nesses descentes dos índios kariris, primeiros habitantes dessa região. Eles vieram trazer o seu legado de saberes e fazeres para nós. Importante a preservação e salvaguarda”, afirma.  

O prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, também saudou o grupo ao destacar que os irmãos Aniceto tornam a cultura do Crato mais rica, pela sua história e tradição, enriquecendo mais ainda o legado que o Crato possui de Capital da Cultura, no Estado.

Os grupos de tradição, incluindo os reisados do Mestre Aldenir e da Mestra Mazé de Luna, além do Maneiro Pau, do Metre Cirilo e o maneiro pau mirim, da Mestra Zulene Galdino, realizaram apresentações na terreirada. Também foi cantado os parabéns ao grupo, e teve bolo feito com a imagem da nova formação dos Aniceto, após o falecimento do mestre Antônio Aniceto, em janeiro deste ano. Ele recebeu homenagem da banda, na apresentação do grupo. 


Nenhum comentário: