A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou os resultados da mais recente rodada da pesquisa de opinião que encomendou ao Ibope. Em resumo, os brasileiros continuam avaliando positivamente o presidente Lula e o governo. Mas o levantamento mostra que aumentou a preocupação com a economia, especialmente com o risco de volta da inflação.
Na pesquisa anterior, feita em março deste ano, 51% dos entrevistados previam aumento da inflação nos seis meses seguintes. Hoje, esse número chega a 65%, sendo que 19% dos entrevistados acreditam que os preços vão aumentar muito. É o pior número desde o início do governo Lula.
A expectativa piorou também em relação ao desemprego. Em março, 42% previam que ele iria aumentar e 32% acreditavam em queda. Hoje, os que acreditam em aumento do desemprego chegam a 52%, contra 24% de otimistas, que esperam queda. Por outro lado, 37% espera aumento na renda pessoal nos próximos seis meses. Um índice um pouco menor que os 42% registrados em março, mas bem acima dos 16% que temem redução da renda no segundo semestre de 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário