Entre os dias 9 e 16 de junho, o Memorial Padre Cícero e o Centro Cultural Banco do Nordeste - Cariri, situados em Juazeiro do Norte, também serão palco do 21º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema. O evento será realizado em Fortaleza, dos dias 8 a 15 do mesmo mês, no Theatro José de Alencar. Com entrada franca durante todas as exibições, o festival em Juazeiro do Norte traz o tema “Religião e Religiosidade no Cinema”, homenageando os 100 anos de emancipação política de Juazeiro do Norte, conquistada por meio do trabalho social, religioso e político realizado pelo Padre Cícero na região do Cariri.
O Cine Ceará leva ao público mais de 100 (cem) produções de cinema e vídeo ibero-americanos, promovendo o intercâmbio entre profissionais de audiovisual de diversos países e oferecendo espaço aos novos talentos da área. O festival realiza as Mostras Competitivas e insere à programação seminários, oficinas e mostras especiais de curtas e longas metragens. Além de homenagear profissionais renomados em âmbito nacional e internacional. E, Juazeiro do Norte terá parte da programação de Fortaleza por meio da Mostra Audiovisual e Educação composta pela exibição de filmes e pelo Seminário Religião e Religiosidade no Cinema, o qual acontecerá apenas no município.
Entre os dias 12 e 14 de junho, a programação do Seminário inicia com a aula espetáculo do escritor, dramaturgo e poeta paraibano Ariano Suassuna. Junto ao filósofo João Vila-Chã – da Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, o escritor também irá compor a mesa redonda em que será debatido o longa-metragem O Auto da Compadecida de Guel Arraes, baseado na obra homônima de Suassuna. O encerramento é marcado pela palestra do jornalista e biógrafo cearense Lira Neto, autor de títulos como “Padre Cícero: Poder, fé e guerra no sertão”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário