sábado, 17 de maio de 2014

Cesarianas representam 76% dos partos do Ceará


"Para mudar o mundo, primeiro é preciso mudar a forma de nascer". A frase do obstetra francês Michel Odent toca em um ponto bastante delicado: o nascimento. No Brasil, procedimentos cirúrgicos vêm sendo realizados de forma indiscriminada, fazendo com que a mulher deixe de ser a protagonista do parto para ter o médico como figura central. Ainda não se sabe, porém, qual a repercussão dessa prática no futuro da geração de crianças fruto dessa "epidemia" de prematuros.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o recomendado é que o índice de cesariana seja de 15% dos partos realizados. Elas devem ser feitas somente em casos especiais, para salvar a mãe ou o bebê. No Ceará, entretanto, as cesarianas representam 57% dos procedimentos realizados na rede pública e 95% da rede privada, o que dá a média alarmante de 76% de partos realizados por procedimentos cirúrgicos no Estado.
Seja por interesse do médico, que agenda a cirurgia conforme lhe é conveniente, ou por opção da própria mulher, que por temer sentir dor muitas vezes acaba optando pela cesárea, procedimentos cirúrgicos foram banalizados no Ceará. Prova disso é que o número de cesarianas no Estado é quatro vezes maior que o recomendado pela OMS.
Em 2010, foram registrados 65.4776 partos normais (50,8%) e 63.038 cesáreos (48,9%) no Ceará. A partir de 2011, no entanto, os procedimentos cirúrgicos passaram a representar mais da metade. No ano passado, atingiu o índice de 56,8%. Foram 53.226 partos normais (42,9%) e 70.544 (56,8%) cesáreos. Índice bastante superior à média nacional, de 41.98%.
No Brasil, os partos normais ainda são superiores aos procedimentos cirúrgicos. Foram 1.111.102 (58,02%) procedimentos normais no ano passado, enquanto as cesáreas somaram 803.811 (41,98%).
Após ter a primeira filha por cesariana, a psicóloga Íris Bonfim, 35, não pensa em outra coisa a não ser passar pela experiência de ter a segunda filha por parto normal. Diferentemente do primeiro parto, quando se sentia insegura e não tinha pesquisado o suficiente, desta vez, está sendo acompanhamento de uma doula, faz exercícios de ioga próprios para gestantes e busca o máximo de informações.


Nenhum comentário: