sexta-feira, 23 de maio de 2014

Universitários ocupam prédio da Fatec e reivindicam melhorias

Uma comissão representativa dos cerca de mil alunos de cursos oferecidos pela Faculdade de Tecnologia do Cariri (Fatec) ocupam o prédio da instituição desde a manhã de ontem. Os estudantes reivindicam melhorias em relação a infraestrutura da instituição, bem como maior investimento financeiro para aquisição de materiais que possam favorecer o aprendizado durante utilização dos laboratórios e na realização de aulas de campo.
Conforme afirmam os estudantes, únicos a permanecerem no interior da instituição (professores e demais funcionários não possuem autorização para entrarem no prédio), desde o ano passado, quando uma série de problemas deram início à perda da qualidade das aulas, é buscado um acordo com a diretoria do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), responsável pela manutenção da Fatec. As demandas apresentadas pelos alunos, no entanto, nunca foram atendidas.
Há déficit em relação ao número de equipamentos utilizados pelos professores durante a realização das aulas, bem como no número de computadores em funcionamento no laboratório de Informática. No local, das 23 máquinas instaladas, apenas três apresentam condições de uso. Os softwares utilizados são obsoletos. Um dos programas disponibilizados no laboratório, o AutoCad, desenvolvido para execução de mapeamentos, possui versão de 2008. "O mercado já possui versões mais atuais do programa. Aqui na faculdade, sequer, existe oferta para que os professores utilizem os equipamentos de data show. Durante uma aula uma das máquinas apresentou defeito por causa de uma peça queimada e não havia dinheiro para consertar o aparelho. A peça custava cerca de R$ 0,80", disse o estudante Jouynbert Rodrigues, aluno do curso de Irrigação e Drenagem.
Presidente do Diretório Acadêmico, ele ressalta que todos os cursos, num total de 12, não possuem condições de funcionamento. "Nem o curso de irrigação, como qualquer outro, detém de infraestrutura suficiente para que haja um bom aprendizado", afirma.
Aluna do curso de Alimentos, a estudante Caroline Oliveira informou que, em diversas ocasiões, o material utilizado no laboratório para o preparo de receitas estava fora do prazo de validade. Os laboratórios, que também são utilizados para análise da água distribuída pela Cagece de Juazeiro do Norte e pela Saaec de Crato, conforme os estudantes, também demanda reforma e melhoramentos. Além disso, eles também cobram que a realização de estágios sejam apoiados pela instituição. "Antes a faculdade disponibilizava os estágios. Hoje, não mais. O aluno, se quiser, que vá atrás do seu estágio", ressalta.
O curso de Saneamento Ambiental também possui demandas. Conforme a estudante Sheltonlaine Rodrigues, a maior dificuldade do curso é relacionada a falta de visitas técnicas. Para que estas aconteçam, os alunos precisam custear as visitas. "A gente precisa realizar as visitas técnicas em locais como bacias hidrográficas, por exemplo, mas não há recurso para que isso aconteça. É uma injustiça essa situação toda",avalia a estudante.
Em nota encaminhada pela assessoria de comunicação do Instituto Centec, o órgão informou que o diretor presidente, Ferrer Bezerra, esteve pessoalmente na Fatec Cariri, no dia 14 de maio, por solicitação dos estudantes, para uma reunião específica sobre as demandas estudantis. E, naquela ocasião, os estudantes não apresentaram uma base razoável para negociação, pois manifestaram-se irredutíveis quanto a pauta de reivindicações. Após a reunião do último dia 14, informa a nota, os estudantes enviaram um ofício contendo as principais reivindicações. Em resposta ao documento encaminhado pelos estudantes, o Instituto Centec informa que disponibilizará dez novos computadores para o laboratório de Informática e que o processo licitatório par aquisição dos equipamentos foi aberto no último dia 15. Também se compromete em realizar o repasse de 50% das receitas liquidas geradas pela Fatec com o objetivo de fortalecer as demandas dos coordenadores de curso, obedecendo a um planejamento prévio.
O Centec também avaliou que a ação também resultará na melhoria das deficiências apontadas pelos alunos em relação aos cursos efetivados pela Faculdade e informou, ainda, que autorizará locação de veículos para realização de aulas práticas, bem como para visitas técnicas, obedecendo a um planejamento a ser elaborado por professor responsável e aprovação do coordenador de eixo e pela direção da Fatec. A Nota também afirma que Instituto Centec aguarda avaliação do comando de ocupação da faculdade em relação as ofertas apresentadas, visando o reinício imediato das aulas.
Diário do Nordeste

Nenhum comentário: