terça-feira, 20 de maio de 2014

Crato comemora a Semana Nacional de Luta Antimanicomial


18 de maio é o dia da Luta Antimanicomial. Movimento que tem relação direta com a questão da reforma psiquiátrica e traz a reformulação do modelo de Atenção à Saúde Mental, transferindo o foco do tratamento que se concentrava na instituição hospitalar para uma Rede de Atenção Psicossocial, estruturada em unidades de serviços comunitários e abertos, como o Centro de Atenção Psicossocial CAPS.

Em virtude da importante data a Secretaria de Saúde do Crato por meio do CAPS Crato iniciou ontem, segunda-feira, 19 a Semana  Nacional de Luta Antimanicomial que traz e sua proposta saúde, educação, valorização do ser humano, lazer, interação social e diversão.

De acordo com a Coordenadora da Saúde Mental do Crato Margareth Novais é de suma importância valorizarmos essa luta. Os usuários dos CAPS têm a necessidade de serem integrados a sociedade.  “Essa semana se propõe a ser um símbolo para que as pessoas com transtornos mentais tenham a oportunidade de mostrar que podem sim conviver em sociedade” explica.

É importante ressaltar que a luta antimanicomial pede uma postura mais humana no tratamento psiquiátrico e pode envolver parte da sociedade, com a participação dos usuários de serviços de saúde mental, seus familiares, profissionais, estudantes e quaisquer interessados em defender o respeito aos diferentes modos de ser, assim como a transformação da relação cultural da sociedade com as pessoas que sofrem por conta de transtornos mentais.

 A programação da semana segue da seguinte forma:
Ontem- 19/05/2014 – Segunda feira
Foi realizada uma Ação Civil Pública
Local:  Câmara Municipal de Crato

Hoje, 20/05/2014 – Terça- feira
14h Curta com pipoca
Local: Teatro Municipal Salviano Arraes

21/05/2014 – Quarta-feira
8h Dia da Autoestima e Autoimagem
Local: Sociedade Pró Melhoramento do Bairro Seminário

14h Palestra Informativa: Cuidados com medicação
Local: CAPS II
Travessa Santana do Cariri, S/N Seminário—Crato/CE

22/05/2014 – Quinta-feira
8h Um dia de lazer
Local: Serrano Atlético Cratense

23/05/2014 – Sexta-feira
8h Marcha pelo Fim do Preconceito a Saúde Mental
Concentração na Praça São Vicente seguindo até a Praça Siqueira Campos

             

Nenhum comentário: